luto

Apresentadora Palmirinha Onofre morre aos 91 anos

Cozinheira estava internada desde abril

Publicado em 07/05/2023

A apresentadora Palmira Nery da Silva Onofre, conhecida carinhosamente como Vovó Palmirinha, faleceu neste domingo (7), aos 91 anos de idade. De acordo com informações divulgada por familiares nas redes sociais, ela enfrentou um agravamento de problemas renais crônicos. A cozinheira estava internada desde 11 de abril no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo.

O velório da apresentadora será realizado nesta segunda-feira (8), no Cemitério do Morumby, em São Paulo, das 9h às 17h,. O local estará aberto ao público das 11h às 13h. O sepultamento, entretanto, será reservado exclusivamente para amigos e familiares próximos. Ela deixa três filhas, seis netos e seis bisnetos.

No ano de 2020, Palmirinha enfrentou desafios de saúde que exigiram três internações em menos de dois meses. Em outubro, ela foi hospitalizada devido a uma infecção urinária, e no início de dezembro, devido ao baixo índice de sódio no sangue, precisou ir para a UTI. No final daquele mês, uma nova infecção urinária a levou novamente ao hospital.

Trajetória

Palmirinha estreou na TV aos 63 anos, em 1994, quando participou de uma reportagem apresentada por Silvia Poppovic na Band. O talento da cozinheira chamou a atenção de Ana Maria Braga, à época, apresentadora da Record. Ela convidou Palmirinha para o seu programa, Note e Anote, em 1993.

Ana Maria Braga recebe Palmirinha no programa Mais Você
Ana Maria Braga recebe Palmirinha no programa Mais Você (Foto: Globo/João Cotta)

Posteriormente, em 1997, começou a ensinar receitas no clássico Mulheres e no Pra Você, na TV Gazeta. Um ano depois, ganhou seu próprio programa, o TV Culinária. Em 2010, deixou o canal para se dedicar a projetos pessoais. Seu último trabalho foi em 2019, como jurada no reality “Chef ao Pé do Ouvido”, no canal por assinatura GNT.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade