Esclarecimento

Após críticas, Globo exibe comunicado sobre a Covid-19 no final de Amor de Mãe

A trama foi criticada por tratar de forma errônea a reinfecção da doença

Publicado em 20/03/2021

A Globo aproveitou o capítulo desta sexta (19) de Amor de Mãe para exibir um comunicado aos telespectadores a respeito da Covid-19.

Assim como na realidade, a pandemia é abordada na novela das nove, com os personagens tomando todos os cuidados para evitar a contaminação.

Entretanto, cenas exibidas na quinta (18) foram criticadas pelo público por incoerências em relação à doença. Na primeira, Lídia (Malu Galli) e Magno (Juliano Cazarré) dizem que já tiveram a Covid e podem ficar sem máscara, porque não correm risco de serem reinfectados.

Em outra sequência, enquanto prepara para atender pacientes no hospital, Betina (Isis Valverde) usa uma máscara imprópria para profissionais de saúde, a KN95.

Logo após a exibição, os internautas começaram a criticar a trama. A autora Manuela Dias, porém, fez uma postagem no Twitter dizendo que as cenas foram escritas na época em que não havia casos de reinfecção. “Quando escrevi e gravamos era suposto que não havia reinfecção…”, publicou.

A Globo, por sua vez, aproveitou o episódio seguinte para esclarecer o fato. O comunicado foi divulgado após a vinheta de encerramento da trama. “Mesmo quem já teve Covid-19 pode ser reinfectado e deve manter todos os cuidados. Quando esta novela foi gravada, não havia conhecimento científico sobre essa possibilidade”.

Globo exibe comunicado sobre a Covid-19 (Reprodução/Globo)

Amor de Mãe foi uma das novelas paralisadas no ano passado devido ao surto do coronavírus no país. A fase final, gravada em meio à pandemia, tem duração de um mês e será substituída pela reprise de Império.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade