Antonio Carlos e Jocafi fazem balanço da carreira no Segue o Som

Publicado há 3 anos
Por João Paulo Reis
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Antonio Carlos e Jocafi são os convidados do programa Segue o Som, que vai ao ar neste sábado (9), às 15h, na TV Brasil. No bate-papo com Maurício Pacheco, eles fazem um balanço da longa carreira, que começou no final da década de 60 e cantam “Você Abusou”, um dos maiores sucessos da dupla.

Baianos de Salvador, Antonio Carlos e Jocafi começaram a ficar conhecidos, em 1969, quando inscreveram a música “Catendê” no Festival de Música Popular Brasileira. Na época, a composição foi defendida pela cantora Maria Creuza.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Família de Adela Noriega desmente imprensa mexicana sobre boatos de que ela estaria com câncer

A fama nacional veio em 1973 com a composição “Você abusou”. A música virou hit internacional, especialmente na França, com uma versão chama “Fais comme l’oiseau”, além de virar hino do Partido Socialista.

O compositor Michel Fogain pegou a composição de Antônio Carlos e Jocafi e registrou a adaptação para o francês no nome dele. A dupla entrou na Justiça e ganhou a causa, mas a maior parte do povo francês acha até hoje que Fogain é o autor da música. “Você Abusou” também tem versões em espanhol e japonês, além de gravações de Célia Cruz, Sérgio Mendes e Stevie Wonder.

Leia também: Deus Salve o Rei: Catarina manda explodir mina de Montemor para conseguir casar com Afonso

Ao Segue o Som, a dupla fala ainda sobre os diferenciais de seu trabalho, que tem forte acento regional nas composições. As músicas de Antonio Carlos e Jocafi são comumente marcadas pelas sonoridades africanas e pelos tambores das religiões afro, bem como termos de origem iorubá, tão típicos da Bahia. Entre os intérpretes da dupla, destacam-se Luiz Gonzaga, Elis Regina e Gilberto Gil.

No programa, a dupla de músicos conta que, até hoje, ainda há confusão em torno de seus nomes: muitos acham tratar-se só de uma pessoa. No início da carreira, Antônio Carlos Marques Pinto foi guitarrista da orquestra do maestro Carlos Lacerda. Jocafi adotou esse nome artístico seguindo a redução onomástica com as três primeiras letras de seu nome.

Serviço

Segue o Som – sábado, dia 9, às 15h, na TV Brasil

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio