Você sabia?

Antes de fazer Carinha de Anjo, Lucero desdenhou de papel em Carrossel

Atriz vive Tereza, mãe de Dulce Maria, na trama infantil do SBT

Publicado em 21/01/2022

Atualmente, o público do SBT acompanha o trabalho de Lucero em dose dupla no canal de Silvio Santos: à tarde, na pele da psicopata Bárbara Greco, grande vilã de Amanhã é Para Sempre; e à noite, como a doce Tereza, mãe da pequena Dulce Maria (Lorena Queiroz) em Carinha de Anjo.

O que provavelmente muitos não sabem é que, muito antes de aceitar vir ao Brasil para viver a falecida esposa de Gustavo Lários (Carlo Porto) na trama do SBT, a atriz mexicana disse ‘não’ para outra produção infantil de grande projeção internacional.

O fato aconteceu em 2002, quando o produtor mexicano Nicandro Díaz decide produzir uma nova versão de Carrossel, trama de 1989 que se convertera em um dos grandes clássicos da Televisa. Nascia então Vivan los Niños, obra que viria a ser transmitida no Brasil pelo SBT um ano depois de sua exibição original, aqui rebatizada como Viva às Crianças: Carrossel 2.

Inicialmente, Nicandro pretendia contar com um nome de peso para encarnar a professorinha protagonista, imortalizada pela interpretação de Gabriela Rivero na versão antiga – e posteriormente revivida também por Rosanne Mulholland no remake brasileiro rodado pelo próprio SBT, em 2012.

Não é de se estranhar, portanto, que ele tenha pensado em Lucero como sua primeira opção para o papel. A ideia do produtor era promover, com essa escalação, uma espécie de homenagem ao gênero infantil, já que a atriz havia estrelado, ainda menina, outro grande clássico voltado à audiência mirim: Chispita (1982).

Ele só não contava em receber uma recusa imediata da estrela como resposta. À época, Lucero acabava de protagonizar um grande fracasso no horário nobre mexicano, Mi Destino Eres Tú (2000), e era sabida de todos sua vontade de dar um tempo das novelas. De fato, sua volta ao formato viria acontecer apenas alguns anos depois, na requintada trama de época Alborada (2005), também com repercussão aquém do esperado.

No entanto, rumores que circularam naquele então deram conta de que o buraco havia sido mais embaixo. Lucero não teria apenas recusado, mas também desdenhado da proposta de Nicandro Díaz, sob a alegação de que “jamais atuaria em uma novela infantil” – segmento dramatúrgico, de fato, visto com certo preconceito pelo alto escalão de atores da Televisa naquele tempo.

No fim das contas, o papel da professora Helena – ou melhor, Lupita, como a personagem fora rebatizada em Viva às Crianças – ficou com Andrea Legarreta, hoje apresentadora de programas de fofoca na TV mexicana. Aparentemente, a recusa de Lucero não gerou nenhum ressentimento entre ela e o produtor. Tanto é verdade que, posteriormente, ela chegou a trabalhar com Nicandro em A Dona (2010) e na própria Amanhã é Para Sempre.

De qualquer forma, não deixa de ser curioso que a estrela mexicana, depois de ter desdenhado do papel de heroína dos pequenos de Viva às Crianças, tenha acabado aceitando anos depois um papel bem menor em uma trama do mesmo gênero.

Vale lembrar que, anos antes de fazer Carinha de Anjo, Lucero enfrentou um desligamento conturbado do grupo Televisa. Ela perdeu prestígio junto à audiência mexicana depois do famigerado episódio em que foi flagrada praticando caça esportiva ao lado do então namorado, Michel Kuri Slim. O fato pegou muito mal e é até hoje apontado como o responsável pelo declínio da carreira da atriz na TV de seu país natal – onde nunca mais fez uma novela depois de gravar a comédia Por Ela Sou Eva (2012).

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade