Vade Retro diverte, mas está no horário errado

Publicado em 19/05/2017

A Globo surpreendeu ao escalar Vade Retro, série de Alexandre Machado e Fernanda Young, para a primeira linha de shows das quintas-feiras. Afinal trata-se de um horário que foi ocupada pela “inocente” A Grande Família durante mais de uma década. Depois, abriu espaço para Chapa Quente, uma comédia popular de fácil assimilação.

Vade Retro não tem nada a ver com as comédias que a antecederam. Trata-se de uma comédia ácida, que brinca com elementos de filmes de terror e, de certo modo, faz uma provocação a diversos elementos sacros e religiões. Ou seja, não é um programa voltado a uma plateia tão heterogênea quanto a formada por fãs de A Grande Família e Chapa Quente.

Vade Retro é um típico programa de humor de Machado e Young. A dupla de autores tem como sucesso máximo a série Os Normais, que fez barulho mesmo sendo exibida no ingrato horário das sextas-feiras, depois do Globo Repórter. Ali, o casal emplacou também outras comédias bem divertidas, como Minha Nada Mole Vida, Separação?! e Macho Man. Todas com a mesma linha anárquica, uma verdadeira sátira da realidade, e que combinava muito bem com o horário ingrato. Havia um público ali que entendia bem a proposta destes programas.

No entanto, Vade Retro “herda” o público da novela das nove. Mas a série não “conversa” com este público. Ela combina mais com o horário no qual foram exibidas as outras séries de Alexandre Machado e Fernanda Young. Por isso mesmo, a comédia vem registrando baixos índices de audiência, o que acaba derrubando Os Dias Eram Assim, que vem na sequência. Ontem (18), talvez percebendo isso, a Globo inverteu os horários de Vade Retro, com a desculpa de que Os Dias Eram Assim teria um “capítulo especial”. A inversão não fez bem a nenhum dos programas, já que, por conta do Jornal Nacional mais longo, Os Dias Eram Assim começou após às 23h, e Vade Retro acabou entrando no ar próximo da meia-noite.

Vade Retro está no horário errado. A primeira linha de shows pede um programa de humor mais popular, o que a série, definitivamente, não tem. A direção da Globo não foi feliz com o horário destinado a ela.

Ingrid Guimarães surpreende em Novo Mundo

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade