
Foi-se o tempo em que as novelas turcas eram algo inacessível para os fãs brasileiros. Dos apaixonados, quem nunca viu com legendas no YouTube, por exemplo? Embora o idioma turco pouquíssimo tenha a ver com a língua portuguesa, as tramas do país europeu conseguiram, de fato, estabelecer uma conexão com os fãs do atlântico no sul.
Veja também:
Não por acaso, chilenos e argentinos ficam enlouquecidos com Mil e Uma Noites, transmitida no Brasil pela Band, que nos apresentou, oficialmente, essa indústria. Embora tenha tido relativo sucesso na televisão aberta, diferentemente dos outros países sul-americanos, a turcas não ganharam as massas, mas um público bastante seleto.
As novelas turcas se tornaram para o mercado internacional de televisão o que Portugal poderia ter sido, caso tivesse um mercado interno maior e uma aceitação maior do seu formato. Foram as novelas gravadas em cidades como Istambul, por exemplo, que ganharam o EMMY Internacional, desbancando brasileiras.

Antes das turcas ocuparem espaço no segmento em escala internacional, as produções do gênero da Globo eram apontadas como a de maior desenvolvimento artístico, superando por muitos a maior referência global para o brasileiro médio, a telenovela mexicana. Fora da televisão aberta, já se perguntou onde é possível acompanhar as românticas tramas turcas?
Para a alegria do povo noveleiro, elas estão além do YouTube e em seu idioma original. Com o advento do streaming, é possível acompanhar as tramas tanto na Netflix, líder no país, quanto no Globoplay, referência quando se fala em novelas. A novata HBO Max também disponibiliza novelas turcas para o Brasil.