UOL - O melhor conteúdo
30 anos

Sucesso infantil, cantora de Carrossel é “rainha” dos merchans na TV: “Vendi até jazigo”

Celeste Zeminian interpretou abertura de novela mexicana que estreou no SBT em 1991

Publicado em 20/05/2021

“Embarque nesse carrossel, onde o mundo faz de conta, a Terra é quase o céu”. Há exatos 30 anos, este refrão embalava o primeiro capítulo de Carrossel no SBT. A novela mexicana se eternizou como um fenômeno, bagunçou até a Globo e transformou em ídolos infantis um grupo de seres coloridos que causavam um misto de espanto e admiração: Super Feliz. Três décadas depois, apenas uma integrante continua na TV consagrada como merchandete: Celeste Zeminian.

De colchão a vitamina, a apresentadora anuncia os mais diversos produtos na televisão, algumas vezes em até quatro canais no mesmo dia. “Já vendi até jazigo no programa da Ana Maria Braga! Ela me disse: ‘Celeste, nem vou olhar na sua cara senão vou morrer de dar risada!’. E eu completava: ‘Está bom, né? Inclusive é um lugar maravilhoso em Sorocaba!’. Minha parte eu fiz, porque todos os jazigos foram vendidos”, relembra, orgulhosa, em entrevista exclusiva à coluna.

Em 1991, porém, Celeste nem imaginava ser uma merchandete. Ela era bailarina e telemoça em programas de Silvio Santos e conciliava o SBT com outras atividades quando recebeu o convite para participar do Super Feliz: “Eu estava fazendo a campanha do Paulo Maluf [para o governo de São Paulo]. Um produtor, que hoje trabalha na Record, me chamou para o grupo com personagens coloridos que ele iria lançar”.

Capa do primeiro LP do grupo Super Feliz, com Celeste Zeminian como Pink (Reprodução)

O primeiro álbum foi lançado em 1990, meses antes da estreia de Carrossel. O Super Feliz, formado por quatro seres do planeta Alegria (Amarelo, Azul, Verde e Pink, esta interpretada por Celeste), já se apresentava em praças e programa de auditório, mas explodiu quando a direção musical do SBT escolheu Carro-Céu (assim foi escrito no encarte do LP) como tema de abertura da novelinha importada por Silvio Santos. O disco com a música recebeu o disco de platina (na época, equivalente a 250 mil cópias).

“Carro-Céu nem era para ser a música de trabalho. Fizemos muitos shows pelo interior, chegávamos na cidade e ouvíamos a nossa música tocando. As crianças enlouqueciam! Éramos os Patati Patatá da época. São personagens fortes que mudaram várias vezes, qualquer um pode ser o Patati ou o Patatá, como era o Super Feliz”.

Foi o que aconteceu quando Celeste decidiu deixar o grupo, em 1992, para trabalhar em um cruzeiro. Sem que as crianças percebessem, o Super Feliz teve outros integrantes (um deles foi Marcos Pajé, um dos intérpretes do palhaço Bozo no SBT), mas ninguém podia revelar o nome verdadeiro nem aparecer de cara limpa na frente do público.

Carrossel, que chegou a ser oferecida para a Globo, estreou no SBT em 20 de maio de 1991. Atingiu 27 pontos de audiência em uma faixa que mal chegava a 8, e concorrendo com o Jornal Nacional e a novela O Dono do Mundo, que precisou ser refeita às pressas pelo autor, Gilberto Braga, para estancar a queda no Ibope. Já o telejornal amargou os índices mais baixos de sua história contra os alunos da Escola Mundial.

A protagonista, Gabriela Rivero, chegou a descer a rampa do Palácio do Planalto com o presidente Fernando Collor. A trama ganhou três reprises, uma continuação e uma versão brasileira, em 2012. Mãe de dois adolescentes, Celeste Zeminian penou para convencer os filhos Arthur, de 17 anos, a Amanda, de 12, de que a trilha de abertura fez sucesso na voz dela em 1991.

“Foi um momento importante, poucas pessoas sabem que eu lancei a música, que a primeira voz foi a nossa. Quando falei que fazia parte, meus filhos falaram: ‘Não acredito! Não é verdade!’. E eu respondi: ‘Claro que é, eu lancei isso!’. Acho que eles não acreditam até hoje”, brinca.

Atualmente, Celeste também é empresária, chef de cozinha e influenciadora digital, mas ainda canta em grupos de música italiana e gosta de recordar o sucesso como a Pink de Super Feliz: “As melhores lembranças eram todas as vezes que se abriam as cortinas para nos apresentarmos. Gosto de estar no palco”.

Programa Viva Noite Tema da Novela Carrossel   Grupo Super Feliz

Sair da versão mobile