Exclusivo

SBT demite “queridinhos” de Silvio Santos e aumenta pistas de aposentadoria do “patrão”

Emissora dispensa "protegidos" e esvazia produção de Programa Silvio Santos sob comando de Patricia Abravanel

Publicado em 16/02/2023

O SBT nunca vai confirmar, mas a aposentadoria de Silvio Santos, maior comunicador da TV brasileira, parece realidade. Uma das pistas está na redução do quadro de funcionários. Em 2023, nem os protegidos do “patrão” escaparam das demissões. Tachados de “queridinhos”, funcionários famosos ou que atuam nos bastidores vêm sendo desligados sem esperança de recuperar seus empregos porque o apresentador de 92 anos curte suas tradicionais férias em Orlando (EUA).

No início deste mês, a demissão mais surpreendente foi a de Mara Maravilha. Sem a presença do “paitrão”, como costuma chamar Silvio, a apresentadora perdeu seu único aliado dentro do canal e foi desligada até da vinheta de fim de ano. O golpe de misericórdia foi o fim definitivo de seu vínculo empregatício.

“O SBT nunca saiu dentro de mim, e a Mara vai fazer parte sempre do SBT. Só que agora eu renovei minhas asas e vou fazer novos voos. Isso não quer dizer que não vou estar na emissora. Puxa vida, só tenho gratidão, histórias lindas para contar”, disse Mara em transmissão pela internet.

A coluna apurou novas demissões na produção do Programa Silvio Santos nesta semana. A dispensa atingiu quem foi contratado com anuência do “patrão” e trabalhava em antigos quadros comandados pelo animador, limados por Patricia Abravanel desde quando assumiu o dominical no lugar do pai.

Quem perdeu o emprego interpreta a demissão sem volta como o sinal mais claro de que Silvio Santos nunca mais irá comandar o programa que leva seu nome.

No último sábado (11), o colunista Flávio Ricco, com fontes do alto escalão da emissora, noticiou que a certeza dentro do SBT é de que “Silvio Santos não irá mais voltar a apresentar o seu programa dos domingos. Deve ficar definitivamente com a Patrícia Abravanel”.

Silvio Santos gravou pela última vez seu programa em 21 de setembro, quando estreou no novo cenário com um Jogo das 3 Pistas entre Marcão do Povo e Christina Rocha. O material nunca foi ao ar (veja abaixo).

O SBT nega veementemente a aposentadoria de Silvio por três motivos. O animador, desta vez, decide quando irá trabalhar. Em tom de humor, já declarou ter desistido de apresentar por “preguiça” e revelou que “ressuscitará” a Porta da Esperança em 2023. Em segundo lugar, Silvio é presença certa no Troféu Imprensa, garantindo ao menos uma aparição anual na TV.

A terceira e principal razão é mercadológica. O SBT não vive sem Silvio Santos, que além de seguir mexendo constantemente a programação ainda é o principal cartaz da emissora. Por mais que esteja virtualmente “aposentado”, o mercado publicitário e a imprensa nunca poderão descobrir, sob o risco de perda de patrocínios e espaço na mídia.

Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa do SBT não se manifestou. O texto será atualizado assim que houver um posicionamento.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade