Exclusivo

Rapper que viralizou no Domingão, Moanah projeta álbum e ri de memes: “Vou revelar a letra”

Cantora chocou Luciano Huck com rap mais rápido do mundo, certificado pelo Guinness Book

Publicado em 17/01/2023

Há 48 horas, não se fala em outra coisa no Brasil além do BBB 23: o que aquela rapper cantou no Domingão com Huck? A artista se chama Moanah, e o vídeo em que reproduz o recorde mundial de 8,7 palavras por segundo se aproxima de 10 milhões de acessos somente no Twitter do programa da Globo, sem contar as milhões de visualizações em perfis de fofoca no Instagram. É, sem dúvida, o primeiro viral da TV em 2023.

A repercussão gigante da apresentação no quadro Acredite em Quem Quiser surpreendeu Moanah, que passou o dia seguinte definindo os novos rumos da carreira e como utilizar a seu favor as reações positivas e negativas à sua performance. Memes se multiplicaram nas redes sociais, e telespectadores debateram se a rapper tinha dicção de “milhões” ou de “centavos”.

“Depois que aconteceu isso, está tudo muito rápido, então para equilibrar estou desacelerando. Agora estou sentando com a equipe para fazermos um planejamento de carreira, porque agora a coisa está séria (risos)”, conta Moanah em entrevista exclusiva à coluna.

O “speed flow” de Moanah entrou para o Guinness Book como o mais rápido do mundo. A mineira que vive há uma década no Rio de Janeiro superou Eminem, que detinha a marca em 2020 com 7,23 palavras por segundo, e o brasileiro Spinardi, recorde em 2021 com 7,53. A interpretação da cantora deixou Luciano Huck e os convidados do programa espantados!

Moanah diz não se incomodar com as críticas ao seu trabalho e prefere utilizar os memes ao seu favor.

“Não tenho esse hábito de ficar lendo, mas o pessoal do escritório me mostrou algumas coisas que não há como não rir! É bom saber que agora faço parte do cotidiano dos brasileiros! Vi coisas por exemplo: ‘Graças a Deus o 5G chegou!’, ‘Minha mãe ensinando receita de bolo’, ’30 segundos no confessionário do Big Brother!’. Engraçado que eles estão se divertindo e eu também estou!”, comemora.

O quase incompreensível “speed flow” presente na música Rap Queen tenta ser desvendado pelos brasileiros desde o último domingo (15). Há versões da letra disponíveis na internet, mas Moanah não confirma a veracidade dos registros e promete revelar sua composição.

“Ninguém sabe ainda o que está escrito. Houve várias tentativas de acertar. O ‘speed flow’ foi intencional, eu escrevi com todo o propósito de conseguir esse lugar [de bater o recorde], a gente precisava dessa representatividade, mas não foi intencional a galera adivinhar: ‘O que ela está falando?’. Todo mundo está querendo saber, por isso agora a gente segurou para fazer a revelação”, despista.

Rap Queen é uma resposta de Moanah à opressão contra corpos femininos e a discriminação da mulher no rap. A cantora conheceu a arte visitando batalhas de rimas e transformou o hobby em profissão.

“Escrevi a música muito rápido, estava com muita raiva na época (risos). Eu tinha passado por umas coisas no rap que você não tem ideia. Saiu como um desabafo! Escrevi em uns 3 dias. Muitos rappers colocam cacos no speed flow para preencher, mas eu queria passar uma mensagem. Demorei mesmo no treinamento. Treinei como uma maratonista, todo dia! É um trabalho de muita métrica para conseguir dividir. Por isso que fica difícil de entender, porque algumas palavras eu divido para caber na métrica”, explica.

Agora, Moanah prepara sua língua afiada e extremamente veloz para gravar seu primeiro álbum denunciando a violência contra as mulheres, protesto realizado por ela durante o Domingão com Huck.

“Não tenho um álbum ainda, é tudo o início do início. Até falamos que se na primeira mixtape eu entrei para o Guinness o próximo prêmio é Oscar (risos)! Acho essa visibilidade um presente de Deus, porque Ele sabe o que está no meu coração e o meu propósito, e eu vou usar isso tudo, toda essa energia das pessoas voltadas para mim, para trabalhar a causa do feminicídio no meu primeiro álbum”, antecipa.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade