Luto

Principal artista do teatro brasileiro, Zé Celso Martinez foi o melhor rival de Silvio Santos

Diretor do Teatro Oficina e dono do SBT travaram disputa histórica por terreno em São Paulo

Publicado em 06/07/2023

O principal adversário de Silvio Santos não foi a Globo nem qualquer outra emissora de TV, mas uma figura excêntrica, divertida e contundente: Zé Celso Martinez, maior nome do teatro brasileiro, que deixou este plano na manhã desta quinta-feira (6). Líder do Teatro Oficina e defensor ferrenho da nossa cultura, travou até o fim da vida uma batalha leal com o dono do SBT.

Inaugurada em 1958, o Teatro Oficina foi destruído pelas chamas oito anos depois (em uma trágica coincidência, Zé Celso nos deixou após ser vítima de outro incêndio). Renasceu no Bixiga (centro de São Paulo), vizinho a um terreno comprado por Silvio Santos.

Durante décadas, o apresentador tentou construir edifícios naquela área, enquanto o diretor teatral protegeu o entorno de sua maior paixão. Desde 1982, o Oficina é tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico).

Um dos últimos encontros de Silvio Santos com Zé Celso ocorreu em 2017, com a presença do então prefeito de São Paulo, João Doria. O objetivo: resolver o imbróglio. Como dois artistas, eles protagonizaram uma pitoresca negociação pelo terreno onde se encontra o Teatro Oficina.

Zé Celso e Silvio Santos estavam longe de qualquer ódio ou inimizade e ensinaram que é possível combater o bom combate, de maneira leal, sem rasteiras. O encontro derradeiro, registrado em vídeo e publicado no YouTube, mostra a boa relação entre os adversários.

Brincalhão, Silvio Santos provocou que ocuparia seu terreno com “droguistas” da Cracolândia. Zé Celso propôs um parque com tendas culturais, porém foi cobrado pelo prefeito sobre os custos do projeto. Dinheiro, que nunca foi o forte do diretor, tornou símbolo máximo da carreira do dono do SBT e seus valiosos aviõezinhos para o auditório.

Em um dos momentos insólitos da conversa, o apresentador chegou a convidar Zé Celso para brincar de Jogo das 3 Pistas, gincana do Programa Silvio Santos. O líder do Oficina desconhecia o formato. E o dono do SBT inventou ali mesmo, no meio da negociação milionária, duas rodadas da brincadeira para convencer seu oponente, sem sucesso.

A sanha de Silvio Santos para ocupar seu terreno inspirou um dos melhores amigos de Zé Celso, Pascoal da Conceição, a compor Dr. Abobrinha para o Castelo Rá-Tim-Bum. Especulador imobiliário, desejava a todo custo demolir a residência mágica para construir um prédio de 100 andares.

O SBT (certamente a mando de Silvio) divulgou uma nota de pesar pela morte de Zé Celso:

“O SBT expressa profundo pesar pelo falecimento de José Celso Martinez, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia brasileira. Martinez deixou uma marca ímpar no teatro nacional. Neste momento de tristeza, a emissora deseja transmitir suas mais sinceras condolências aos familiares e amigos do diretor”.

Assista abaixo à integra da reunião entre Silvio Santos e Zé Celso:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade