Exclusivo

Neta de Carlos Alberto planeja peça teatral e casa de cultura; veja como estão as crianças da Pracinha

Após versão mirim da Praça, Dalila de Nóbrega cria workshop de comédia infantil e quer homenagear bisavô

Publicado em 12/10/2022

A Pracinha, um dos melhores programas infantis de 2022, só durou uma edição, mas o elenco ainda colhe os frutos do especial, exibido pelo SBT em maio para comemorar os 35 anos de A Praça É Nossa. As crianças que participaram da atração colecionam experiências profissionais após o humorístico. Confira abaixo o que estão fazendo 10 atores e atrizes mirins do projeto, além da diretora Dalila de Nóbrega.

Com sobrenome de história na TV brasileira, Dalila segue os passos de sua árvore genealógica. Seu pai, Marcelo de Nóbrega, é diretor da Praça e criou a Pracinha. Ele chamou a primogênita para dividir os trabalhos na atração infantil. Neta de Carlos Alberto, ela se entregou totalmente ao especial e levou adiante a formação humorística com crianças, lançando um workshop inédito de comédia.

“Fiquei dois meses preparando as crianças e me apeguei a elas. Eles me chamam de ‘tia Dalila’. Uma delas me mandou mensagem dizendo que cresceu um centímetro! Isso me emocionou demais. Trabalhei como professora de ballet e jazz, mas era minha única experiência com crianças. Foi muito novo. Minha vontade com o workshop era não me distanciar delas”, conta Dalila de Nóbrega em entrevista exclusiva à coluna.

Em quatro dias, a diretora e outros profissionais orientam crianças de 6 a 14 anos com lições e dinâmicas que as capacitam para a atuação na comédia (até meditação integra a grade curricular). Cada turma, formada por 20 alunos, aprende a criar personagens, contar histórias e arrancar gargalhadas da plateia. No teatro onde as aulas são realizadas, o único público presente é o dos pais e mães dos artistas mirins.

“Na Pracinha, percebi que o adulto se completa, mas a criança não. Os pais fazem parte do trabalho, ensaiando com elas, gravando vídeos, escolhendo figurinos. Falei para eles levarem um caderninho para anotar as dicas e ensinarem os filhos a aceitar o ‘não’ em um teste”, conta a diretora.

Dalila entrega certificados aos alunos e planeja transformar o workshop em um curso regular. Em breve, ela anunciará o lançamento da peça de teatro infantil inspirada na Praça e o início das obras de uma casa de cultura com o nome de seu bisavô, Manoel de Nóbrega (1913-1976), em São Paulo.

“Meu avô fala que cuida do banco da Praça para cuidar do pai dele. Vamos contar a história do meu bisavô, desvincular um pouco da TV também, e também terá um banco para o público sentar (risos). O curso de teatro vai ajudar a sustentar a casa. Meu bisavô moldou a história da televisão, mas poucas pessoas conhecem. Tenho muita vontade de contar, sou muito feliz de participar dessa família”, antecipa.

Confira como está parte do elenco da Pracinha:

Lorena Castro (Explicadinha)

A Pracinha: Lorena Castro
A Pracinha Lorena Castro

Em uma das homenagens à Praça, Lorena Castro dividiu o personagem Explicadinho com Marcelo de Nóbrega em um dueto fascinante. A atriz tem feito trabalhos em dublagem e voz original: é Niah, protagonista de Time Zenko, Vai!, e Maya em Menino Maluquinho, ambas da Netflix. Ela concilia a escola com cursos de teatro, ballet e jazz, além de acompanhamento vocal com fonoaudióloga.

Livia Maria (Lua)

A Pracinha: Livia Maria
A Pracinha Livia Maria

Em A Pracinha, Livia se destacou como a distraída Lua, rendendo ótimas situações com Marcelo de Nóbrega. Após o especial, ela atuou no curta-metragem de terror Aperio, dirigido por Patrick Hanser, que está participando de vários festivais, como Hell de Janeiro, Film Quest (EUA), A Night Of Horror Film Fest (Austrália) e Insólito (Peru). A atriz ainda se prepara para rodar outro projeto de cinema no final deste ano. Nesta quinta (13), irá participar do show de talentos do Teatro Morumbi Shopping.

Manu Aidar (Zé Bonitinho)

A Pracinha: Manu Aidar
A Pracinha Manu Aidar

Ganhadora do concurso Humoristinhas, do Multishow, imitando Zé Bonitinho, Manu Aidar levou o personagem clássico de A Praça É Nossa para o especial infantil, e foi muito bem na pele do conquistador. Recentemente, a artista participou de testes de vídeo para séries por sua agência e se dedicou aos estudos, tanto no colégio quanto em línguas (é fluente em inglês e iniciou o francês).

Fernando Garcia (Albertinho)

A Pracinha: Fernando Garcia
A Pracinha Fernando Garcia

Fernando Garcia, o Albertinho, impressionou o público pela capacidade de mudar a voz em A Pracinha. Ator de teatro, interpretou o Chapeleiro Maluco em Alice – O Musical, e atualmente ensaia para viver Willard em Footloose, ambos com o Estúdio Broadway, da renomada diretora Fernanda Chamma. O artista ainda filmou um trabalho para streaming previsto para estrear em janeiro de 2023.

Lorena Rodrigues (Patza)

A Pracinha: Lorena Rodrigues
A Pracinha Lorena Rodrigues

Como parte das homenagens aos personagens icônicos de A Praça É Nossa, Lorena Rodrigues interpretou Patza, colega de escola de Pacífico e Alemanha. Após A Pracinha, filmou o curta-metragem Quando Tinha Medo das Flores e o comercial Acampamento Polly Pocket, exibido nos intervalos da novela Poliana Moça. Cantora e modelo, gravou a música Meu Hobby É o Violão e divulga uma marca de roupas infantis. Ela também é embaixadora mirim da ONG Moradores de Rua e Seus Cães.

Giu Cota (Pipinho)

A Pracinha: Giu Cota
A Pracinha Giu Cota

A Pracinha reviveu o quadro Jojoca e Pepê, em que Pipinho entende errado as orientações do amigo para se aproximar das mulheres. Depois do especial, Giu Cota atuou no filme Assalto na Paulista, fazendo o protagonista Rubens (Eriberto Leão) na infância. Ele viverá seu primeiro protagonista no cinema, um cadeirante, em Eu Quem?, previsto para o ano que vem. O ator e repórter teen ensaia para viver Merlim na peça Avalon, que estreia em dezembro, e está no elenco do espetáculo O Orfanato da Cia London, também para 2023.

Lívia Vaz (Danni Divva)

A Pracinha: Lívia Vaz
A Pracinha Lívia Vaz

Intérprete de Danni Divva, uma influencer com poucos seguidores em A Pracinha, Lívia Vaz atuou na websérie CdB (Condomínio do Barulho) e em espetáculos como O Rei Leão, Ghost! Tubinho do Outro Lado da Vida e A Casa da Mãe Joana. A atriz também participou do musical Entrelaçados, que será lançado no YouTube.

Vitor Gabriel (Sucatinha)

A Pracinha: Sucatinha
A Pracinha Sucatinha

Palhaço mirim que conquistou Silvio Santos, Sucatinha foi a principal inspiração de Marcelo de Nóbrega para criar A Pracinha, um programa humorístico com e para crianças. Fenômeno na internet, o garoto abriu o especial infantil com o talento e a irreverência já conhecidos do público. Após a participação no SBT, recheou a agenda com mais apresentações em circos e teatros pelo Brasil aos finais de semana.

Helena Pizol (Marie)

A Pracinha: Helena Pizol
A Pracinha Helena Pizol

A cientista maluca da Pracinha é uma influencer na vida real. Helena Pizol atua como modelo fotográfica e de passarela para grifes infantis e divulga marcas em seu perfil na rede social. Também atuou no curta-metragem de terror A Senhora do Andador, dirigido por Rogério Boo, e venceu o festival de dança de Campos do Jordão. A artista ainda retornou ao SBT para se apresentar no Programa Raul Gil.

Miguel Gonçalves (Henriquinho)

A Pracinha: Miguel Gonçalves
A Pracinha Miguel Gonçalves

Riquinho, ou melhor, Henriquinho, não cansou de ostentar em A Pracinha. Seu intérprete, Miguel Gonçalves, veio do circo, onde atua ao lado do palhaço Tubinho, de A Praça É Nossa. O artista mirim interpreta quase todos os personagens infantis dos espetáculos circenses e segue em turnê pelo estado de São Paulo.

Dalila de Nóbrega

Dalila Nóbrega e Marcelo de Nóbrega em A Pracinha
Dalila Nóbrega e Marcelo de Nóbrega em A Pracinha

Diretora, redatora e preparadora de elenco, Dalila de Nóbrega se doou completamente à Pracinha. Após o especial, criou um workshop de humor que já formou 86 meninos e meninas. Os próximos passos são mais ousados: uma nova adaptação da Praça com crianças, desta vez para o teatro, chamada Nosso Velho e Querido Banco. E, a partir de 2023, iniciar com o avô, Carlos Alberto, o planejamento da futura Casa de Cultura Manoel de Nóbrega, com um curso regular de teatro infantil.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade