Compare

Globo corta surra de cinto e faz Dóris apanhar pouco em reprise de Mulheres Apaixonadas

Cena histórica de novela de Manoel Carlos foi mutilada em Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 18/07/2023

Uma das cenas mais lembradas de Mulheres Apaixonadas, a surra de cinto de Carlão (Marcos Caruso) em Dóris (Regiane Alves) foi mutilada em Vale a Pena Ver de Novo, nesta terça-feira (18). A filha, que maltrata os avós na novela de Manoel Carlos, apanhou pouco na reprise global.

O capítulo da última segunda (17) terminou com Carlão tirando o cinto para bater na filha, gerando alta expectativa do público para a sequência icônica. Nesta tarde, porém, a Globo frustrou os telespectadores ao cortar quase todas as cintadas do pai na jovem.

Na cena original, Dóris tenta convencer o pai a não agredi-la, mas Carlão a empurra para a cama e lhe desfere uma sequência de golpes com o cinto de couro. Desesperada, a filha grita de dor e implora para não apanhar mais. O contador, irredutível, continua batendo na jovem e esbraveja contra a intolerância dela aos avós.

A Globo suavizou a surra, exibindo por volta de quatro cintadas de Carlão em Dóris quando ela tenta se esquivar do pai. As agressões na cama foram todas mutiladas de maneira tosca. Em um trecho, ele aparece gritando com Dóris e, na cena seguinte, corre atrás dela falando apenas meia frase.

Embora a classificação indicativa por vinculação horária não exista mais (permitindo cenas pesadas à tarde, por exemplo), a Globo tem adotado o bom senso nas reapresentações, nem que para isso precise desfigurar a abertura de Mulheres de Areia para excluir seios nus ou reeditar o momento histórico de Mulheres Apaixonadas.

Exibida originalmente em 14 de abril de 2003, a surra de cinto gerou euforia no público. Naquela noite, a novela alcançou a maior audiência desde a estréia, com média de 46 pontos.

Assista à cena original, reprisada pelo canal pago Viva, e, abaixo, a edição da Globo na reprise:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade