Bolinha retrô

Às vésperas da Copa América, SBT quer resgatar Amarelinho, ícone dos anos 90

Emissora registra nome de bolinha que fez sucesso nos jogos da seleção brasileira nas Copas

Publicado em 04/05/2021

O SBT oficializou a compra da Copa América, que começa em junho, e já mandou para o aquecimento seu mascote esportivo mais famoso. O Amarelinho, símbolo das transmissões de futebol da emissora nos anos 90, deverá retornar à programação para alegrar os telespectadores saudosistas.

A rede de Silvio Santos pagou R$ 415 para cadastrar a marca “Amarelinho, Torcedor SBT!” junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), procedimento padrão das emissoras para utilizar nomes de programas, quadros e outras atrações sem o risco de ser copiado ou perder títulos importantes. O depósito foi efetuado em abril, e o registro consta na Revista da Propriedade Intelectual publicada nesta terça-feira (4).

A coluna apurou com um alto executivo do SBT que o cadastro foi efetuado para assegurar o uso da marca e impedir que algum concorrente tome para si os direitos do Amarelinho, sugerindo que a emissora ainda tem planos para o mascote.

Segundo o registro no INPI, o SBT pretende usar o novo Amarelinho em “serviços de narração e produção de programas de diversão, esportivos e culturais, para serem veiculados através de televisão, rádio e/ou qualquer meio de comunicação, inclusive virtual”.

O Amarelinho nasceu na equipe de Criação Visual do SBT, liderada por Ângelo Ribeiro, para turbinar a transmissão da Copa do Mundo de 1990, sediada na Itália. Desenhada por Iastake Fassimoto, a bolinha aparecia nos jogos da seleção brasileira e imitava as reações da torcida para atrair o telespectador. Ele celebrava as vitórias do Brasil, roía as unhas com os ataques adversários e ficava bravo quando o time verde e amarelo sofria gols.

A estreia do Amarelinho em Mundiais não deu sorte, e o Brasil caiu para a Argentina. O personagem, entretanto, fez sucesso principalmente entre as crianças e retornou em 1994. Na Copa dos Estados Unidos, chorou com a vitória brasileira e se eternizou no imaginário de quem preferiu ouvir o tetra na voz de Luiz Alfredo no SBT, e não de Galvão Bueno na Globo.

Após a conquista do Brasil, o SBT não renovou o registro do Amarelinho. Em 1998, o mascote carismático sumiu das transmissões e limitou-se a aparecer em vinhetas e comerciais da Copa do Mundo da França.

Em 2012, a Globo lançou a Globolinha, uma versão “platinada” do Amarelinho, porém o público não gostou. O mascote moderno ainda aparece esporadicamente na programação esportiva da emissora carioca.

Esta reportagem foi publicada em 4 de maio de 2021 e atualizada em 18 de maio de 2021, assim que o SBT oficializou a compra da Copa América. Leia abaixo o comunicado da emissora:

Após adquirir os direitos de transmissão da Copa Libertadores da América (temporadas 2021/2022) e da UEFA Champions League (temporadas 2021/2024), o SBT assina mais um acordo, desta vez, para transmitir com exclusividade para todo Brasil a Copa América 2021, o principal torneio de seleções da América do Sul, organizado pela Conmebol. O jogo de abertura entre Argentina x Chile acontecerá no dia 13 de junho e a estreia da nossa seleção está confirmada para o dia 14 contra a Venezuela.

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