Criança Esperança

Anunciada pela Globo, Eliana é mais popular nas redes sociais do que Xuxa e Angélica juntas

Apresentadora do SBT estreará ao lado das amigas em programa beneficente

Publicado em 14/07/2023

O trio de loiras mais famoso da TV se reunirá pela primeira vez na Globo para o Criança Esperança, em 7 de agosto. O Jornal Nacional da última quinta-feira (13) exibiu depoimentos de Xuxa Meneghel, Angélica e Eliana sobre a união inédita, e foi a aparição da apresentadora do SBT em outro canal a principal surpresa para o público.

Liberada pela rede de Silvio Santos, Eliana causou alvoroço nas redes sociais por sua estreia na Globo, ainda que na condição de convidada. Fiel ao patrão, que a revelou na TV, a artista representará o Teleton, programa beneficente do qual é madrinha.

Durante duas décadas, as três apresentadoras formaram gerações de crianças pela televisão. Xuxa, lançada no Clube da Criança, em 1983, trocou a Manchete pela Globo em 1986 para se tornar a “rainha dos baixinhos” e foi substituída pela então adolescente Angélica. Esta ainda passou pelo SBT antes de consolidar a carreira na Globo. A preferida de Silvio, no entanto, é Eliana, que conquistou o dono do SBT em suas participações no Qual É a Música? e recebeu o convite para comandar o programa Festolândia, em 1991.

Embora tenha a trajetória profissional mais curta do que as amigas, Eliana pode se gabar de ser a mais popular entre as três loiras nas redes sociais. No Instagram, a artista do SBT se aproxima de 31 milhões de seguidores, número maior do que a soma de fãs de Xuxa (12,6 milhões) e Angélica (16,5 milhões). Já no TikTok, Eliana amplia sua vantagem: 7,5 milhões de admiradores, ante 1,1 milhão de Xuxa e 924,8 mil de Angélica.

O sucesso de Eliana se repete no Facebook, com 11 milhões de seguidores, contra 8,7 mi de Xuxa e 8,4 de Angélica. A cantora de Os Dedinhos é superada apenas no Twitter: 2,5 milhões de fãs, menos do que a “rainha dos baixinhos” (2,7 milhões) e a intérprete de Vou de Táxi (4,7 milhões).

Eliana não é mais popular nas redes sociais por acaso. Ela passou a se dedicar mais cedo do que as duas amigas e colhe os frutos do trabalho intenso no ambiente digital. No Instagram, por exemplo, ela inaugurou seu perfil um ano antes do que elas. Outra explicação está no conteúdo. Diferentemente de Xuxa e Angélica, que usam as redes também como ativismo político, Eliana adota um tom neutro, o que não significa isento. Ela não revelou seu voto nas últimas eleições, por exemplo, mas se posiciona a favor da mulher, da causa LGBTQIA+ e do meio ambiente, e atrai menos rejeição comparado às outras loiras.

O sucesso de Eliana nas mídias digitais está diretamente atrelado ao sucesso na TV. Das três “babás eletrônicas” dos anos 80 e 90, ela planejou melhor a transição para o público adulto. Desde 2005, está no ar com um programa de auditório dominical para a família, inicialmente na Record e, há 14 anos, no SBT. Xuxa, em contrapartida, tropeçou em suas tentativas de fidelizar audiência mais velha e praticamente ficou “invisível” ao assinar com a Record. Angélica, apesar do talento e da longeva carreira, foi encostada na geladeira da Globo até encerrar o vínculo de quase 25 anos.

Atualmente, Eliana é a única com contrato fixo e programa de TV, enquanto Xuxa e Angélica seguem fora do ar, condição perfeita para, além do Criança Esperança, uma nova reunião do trio de loiras no Teleton.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade