Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Polêmica Histórica

Apresentadora do Bate-Papo BBB, Rafa Kalimann é acusada de plagiar post sobre Rússia e Ucrânia

A apresentadora foi criticada por tentar explicar o conflito entre os países europeus

Publicado em 25/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Rafa Kalimann, Bate-Papo BBB, foi detonada nas redes sociais após publicar uma sequência de mensagens explicando o conflito entre Rússia e Ucrânia. A digital influencer chegou a ser acusada de plagiar o post de outro internauta: “Para que copiar o tweet dos outros, Rafa Kalimann?”.

No dia em que a Rússia bombardeou a Ucrânia, a apresentadora usou sua conta no Twitter para tentar explicar a briga entre os países europeus e pediu: “Se tiver alguma ponto de equívoco, me falem. E por favor pesquisem pra aprofundar, é só um resumo pessoal”.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

A ex-BBB 20 começou falando da criação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), da qual faz parte, entre outros países, os Estados Unidos, a terceira ponta desse atrito: “Existe a organização que os EUA e muitos países fazem parte que é a OTAN e existiu a URSS que a Rússia fazia parte. Com o tempo a OTAN se mostrou mais eficiente do que a URSS que foi rompida com o fim da Guerra Fria e muitos países começaram a formar aliança com a OTAN”.

Em seguida, Rafa explica que, nesse processo, a Ucrânia se separou do território russo, e é um dos países que, até então, não havia se juntado aos membros da OTAN: “Mas a Ucrânia, que se tornou independente há apenas 30 anos, não. E desde então existe uma indecisão se ela se torna mais próxima da Rússia ou da OTAN (lado dos EUA) onde ela demonstrou ter uma tendência maior nos últimos anos e pra Rússia isso não é nada bom”.

A influenciadora digital acrescentou que a possível aproximação entre Ucrânia e EUA incomodou a Rússia, que ainda sente o país vizinho como parte do seu território: “Acontece que a Rússia ainda vê a Ucrânia como “parte deles”. Importante frisar que antes a capital da Rússia era Kiev, que hoje é a capital da Ucrânia, tem muitas questões culturais envolvidas, famílias formadas por ucranianos e russos, por exemplo”.

“O x da questão é que a Rússia não quer um vizinho convertido ao ocidente, um vizinho inscrito na Otan, eles querem preservar sua influência sobre uma área que já foi a cabeça da União Soviética. Tem a ver com laços culturais, mas sobretudo com laços políticos”, completou a morena.

Após o “resumo pessoal”, alguns internautas detonaram a apresentadora alegando que ela não teria formação ou embasamento para dissertar sobre o tema. Outros até sugeriram que Rafa Kalimann apagasse o post.

“Não é hora de “emitir opinião”, é hora de acompanhar especialistas sobre o tema para que consigamos enxergar para além das manchetes. Não existe “resumo pessoal” de uma pessoa sem qualquer formação na área em um momento tão sério, Rafaela. Apague isso”, disparou o youtuber Gui Ximenes do canal Olá, Ciência!.

A contrata da TV Globo chegou a ser acusada de plagiar a publicação de outro internauta sobre o tema: “Para que copiar o tweet dos outros, Rafa Kalimann?”. O post em questão foi tuitado por um usuário identificado como Levini.

Rafa Kalimann não seguiu as orientações dos seguidores e o post continua no ar. Além disso, a ex-BBB não respondeu os comentários da publicação e segue a vida normalmente. Não podemos dizer o mesmo da Rússia e da Ucrânia. Torcemos para que tudo volte a ficar em terras europeias.

Leia outros textos do colunista aqui. Fique por dentro da cobertura completa do Big Brother Brasil 22  no Observatório da TV e em nosso canal no YouTube!

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....