Condenados

Justiça confirma condenação a responsáveis por ataques racistas contra Maju Coutinho

Os dois pegaram uma pena de regime inicial semi aberto

Publicado em 19/01/2022

O processo que condenou dois homens por atos de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho, da TV Globo, teve novos desdobramentos na justiça na última terça-feira (18).

De acordo com informações do F5, da Folha, a Justiça de São Paulo manteve por unanimidade a condenação dos dois réus. Além disso, também foram condenados por falsidade ideológica e corrupção de menores. Eles estavam utilizando perfis falsos nas redes sociais para acessar as páginas da emissora.

O relator do recurso, desembargador Augusto de Siqueira, afirmou que é inegável que os réus queriam praticar a discriminação nas mensagens contra uma coletividade, com base na raça e na cor da pele. Ele também afirma que não tem como negar que os dois atingiram um número indeterminado de pessoas, não apenas a jornalista.

“Estavam plenamente cientes de que as publicações tinham conteúdo reprovável –aliás, criminoso–, com repercussão negativa, suficiente para a retirada da página do Jornal Nacional do ‘ar’, após serem denunciadas”, disse o magistrado, de acordo com as informações do jornal. Um deles deve cumprir cinco anos e três meses de reclusão, sendo qutro anos e seis meses para o outro.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade