Curiosidades da TV

Saiba se a família Mezenga de O Rei do Gado existe mesmo e descubra quem são os equivalentes aos Berdinazzi da novela

Personagens são inspirados em histórias que o autor conhece de sua infância e juventude no interior paulista

Publicado em 08/03/2023

Desenvolvida por Benedito Ruy Barbosa em O Rei do Gado (1996-1997), sucesso outra vez no Vale a Pena Ver de Novo, a rixa de décadas entre as famílias italianas Mezenga e Berdinazzi, no interior de São Paulo, ficou para a história da nossa teledramaturgia. Giuseppe Berdinazzi (Tarcísio Meira) encrencou com o vizinho Antonio Mezenga (Antonio Fagundes) por causa das terras da divisa entre as duas fazendas, e isso impactou até o romance entre seus filhos, Giovanna (Letícia Spiller) e Enrico (Leonardo Brício).

Os jovens enfrentaram muita oposição para poderem se casar, e apenas fugindo com Enrico, mesmo já com a união oficializada em cartório, foi que Giovanna enfim conseguiu ser feliz e ter com ele o único filho do casal, que ganhou o nome de Bruno Berdinazzi Mezenga (Antonio Fagundes), unindo os sobrenomes e homenageando um dos irmãos da moça (Marcello Antony), morto na Segunda Guerra Mundial.

Na sexta-feira em que o último capítulo da novela foi exibido originalmente pela TV Globo, 14 de fevereiro de 1997, uma reportagem de Mariana Scalzo publicada no jornal Folha de S. Paulo revelou que a família Mezenga, que se estabeleceu na cidade paulista de Vera Cruz (a 437km da capital), tinha sim uma desavença de décadas com outra família da região, mas não de italianos: os japoneses Haraguchi.

Giovanna (Letícia Spiller) e Enrico (Leonardo Brício) em O Rei do Gado
Giovanna (Letícia Spiller) e Enrico (Leonardo Brício) em O Rei do Gado

À jornalista Mariana Scalzo, Zoraide Mezenga revelou que, a exemplo de Giovanna Berdinazzi, ela também desafiou sua família ao decidir casar-se com Tadashi Haraguchi, o que ocorreu em janeiro de 1953, depois de três anos de namoro às escondidas. Os jovens se conheceram quando Tadashi ajudou Zoraide, num dia em que o carro dela quebrou na estrada e o nissei foi ajudá-la.

Filha de Federico Mezenga, Zoraide fugiu com Tadashi e os dois se casaram em Aparecida (SP), tendo como um dos padrinhos o jornalista David Nasser, que contou a história na edição de 14 de fevereiro de 1953 da clássica revista O Cruzeiro, dos Diários Associados. Lis, Line, Liane, Linette e Paulo foram os nomes dados pelo casal a seus cinco filhos.

Benedito Ruy Barbosa nasceu em Gália, também interior de São Paulo, mas cresceu em Vera Cruz. Sua vivência no interior e muitas viagens pelo Brasil o inspiraram na criação das histórias que conta na televisão desde os anos 1960. Cabocla, Os Imigrantes, Paraíso, Sinhá-Moça, Pantanal e Renascer são mais algumas.

Uma curiosidade a mais é que a família Berdinazzi também existiu e seu jazigo no cemitério de Vera Cruz, conforme narrou Mariana Scalzo em sua reportagem para a Folha de S. Paulo, em 1997 ainda existia e coincidentemente ficava ao lado do jazigo dos Mezenga. No entanto, ninguém na cidade sabia relatar o que havia acontecido aos Berdinazzi da vida real.