Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
TBT da TV

Quantas vezes a versão original da novela Pantanal foi ao ar?

Só na emissora produtora, a TV Manchete, foram três exibições da história

Publicado em 09/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Os índices de audiência da novela Pantanal têm demonstrado que a TV Globo foi feliz ao decidir produzir esse remake, a partir de original de Benedito Ruy Barbosa escrito para a TV Manchete em 1990 – e que a própria Globo teve a chance de produzir nos anos 1980, da qual abriu mão.

Levada ao ar às 21h30 de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, a primeira versão de Pantanal marcou época. Ficaram na memória dos espectadores as belas imagens da região, que com a forma do autor contar sua história romântica e poética formaram um todo envolvente e emocionante.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Também ficaram na memória dos que assistiram à primeira Pantanal as interpretações do elenco – notadamente Cristiana Oliveira e Marcos Winter, que viveram o casal Juma e Jove, e o veterano Cláudio Marzo, que se dividiu entre o disputado fazendeiro José Leôncio e seu pai, Joventino, que se converte em Velho do Rio, entidade protetora da região.

Tão célebre se tornou a história que pode-se ter a impressão de que foi levada às telas muitas vezes em reprise desde 1990, mas não é o caso.

Pouco depois da exibição original, em junho de 1991, a TV Manchete passou a reprisar Pantanal na faixa das 19h, com capítulos longos, de 90 minutos. O repeteco durou até janeiro de 1992, e em seu decorrer a duração dos capítulos passou a ser normal, em torno de 60 minutos, contando os intervalos.

Em seus últimos dias, a emissora voltou a exibir Pantanal, no mesmo horário das 21h30 em que a novela fez história, a partir de outubro de 1998. No meio dessa reprise, que só acabou em julho de 1999, a emissora passou de TV Manchete a RedeTV!.

Em meados de 2008, quando enfrentava forte concorrência da TV Record, o SBT começou a exibir chamadas sobre uma certa “arma secreta” que estrearia em breve em sua programação, além de pessoas abordadas nas ruas para que respondessem de que novela sentiam mais saudade.

Em 9 de junho de 2008, uma semana depois de A Favorita, da TV Globo, o SBT lançou uma reprise de Pantanal que entrava no ar assim que se encerrava o capítulo da história de Flora (Patrícia Pillar) e Donatela (Cláudia Raia).

É lembrada até hoje a frase usada pela emissora de Silvio Santos em sua promoção da novela da TV Manchete: “Quando terminar a novela da Globo, A Favorita, troque de canal e veja Pantanal”. Foram adquiridas as fitas da novela junto à massa falida da TV Manchete, o que possibilitou a reprise – embora tenha havido problemas na Justiça com Benedito Ruy Barbosa.

Desde janeiro de 2009, quando a apresentação de Pantanal pelo SBT terminou, a versão original da história não foi mais ao ar. Após alguns meses de expectativa desde o anúncio de sua realização, o remake da TV Globo estreou em 28 de março deste ano e tem previsão de término para 14 de outubro.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....