Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Velha conhecida

Pantanal: Jacutinga já foi nome de personagem em outra novela de Benedito Ruy Barbosa

Fernanda Montenegro tinha o mesmo nome e a mesma profissão em produção dos anos 1990

Publicado em 13/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Novos personagens chegam à novela Pantanal nos próximos capítulos, sendo o principal deles José Lucas de Nada (Irandhir Santos), primogênito de José Leôncio (Marcos Palmeira). O rapaz é fruto da primeira noite de amor do peão, com Generosa (Giovana Cordeiro).

Criado em meio a prostitutas como a mãe e peões como o pai, José Lucas tem na cafetina Jacutinga (Gláucia Rodrigues) a figura que aglutina mãe, pai e avó, uma protetora que o ajuda. A atriz, que viveu a executiva Matilde na versão de 1990, produzida pela TV Manchete, volta à história nesse papel.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio
José Lucas (Irandhir Santos) e Jacutinga (Glaucia Rodrigues) em Pantanal

Benedito Ruy Barbosa batizou outra cafetina de sua obra com o mesmo nome, Jacutinga – que também nomeia uma ave. Foi Fernanda Montenegro quem deu vida à Jacutinga de Renascer, escrita pelo novelista em 1993, quando de sua volta à TV Globo depois de ter feito justamente a primeira versão de Pantanal.

Assim como na novela Pantanal global, Jacutinga fez apenas uma participação breve – importante, mas breve – em Renascer. Foi na casa dela, em meio a suas “meninas”, que Maria Santa (Patrícia França) foi acolhida antes de seu casamento com José Inocêncio (Leonardo Vieira).

A moça foi expulsa de casa pelo pai, Venâncio (Cacá Carvalho), e ele mesmo deixou-a na casa de tolerância de Jacutinga. A atitude espantou a cafetina, que chega a dizer a Maria Santa que jamais viu um pai fazer algo semelhante com a própria filha, deixando-a num bordel como se fosse “um saco de lixo”.

Na primeira versão de Pantanal, quem interpretou a avó de José Lucas, que não se chamava Jacutinga, foi a atriz Flora Geny, pioneira da TV brasileira junto do marido, Dionísio Azevedo. Ela pode ser vista atualmente na reprise de Os Imigrantes, do mesmo Benedito Ruy Barbosa, na TV Brasil. Aqui seu papel é de Rosita, mulher de Taufik Assad (Dionísio) e cunhada de Youssef (Luís Carlos Arutin).

Gláucia Rodrigues, por sua vez, se junta ao grupo de atores que participaram das duas versões de Pantanal, que inclui Marcos Palmeira (Tadeu em 1990) e Paulo Gorgulho (José Leôncio jovem e José Lucas em 1990, Veio Ceci em 2022).

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....