Hora do voto

Emissoras de TV preparam cobertura especial do segundo turno das Eleições 2022

A exemplo do primeiro turno, o Fantástico deve começar às 17h, e a CNN Brasil promete especial de 48 horas no ar

Publicado em 28/10/2022

Neste domingo (30), o segundo turno das eleições presidenciais, além da decisão sobre quem deve ocupar o cargo de governador em 12 unidades da federação, mobiliza os departamentos de jornalismo das emissoras de TV. Nesta sexta-feira (28), a TV Globo exibe às 21h30, depois da novela Travessia, o último debate entre os candidatos a presidente da República.

Acompanhe o que elas reservam para sua cobertura da disputa entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL):

TV Globo

A partir das 8h da manhã, todos os intervalos, do ‘Globo Rural’ ao ‘Fantástico’, terão flashes ao vivo para mostrar a movimentação em vários pontos de votação no país.

Durante a programação, boletins de dez minutos trarão, em tempo real, atualizações das principais notícias do segundo turno tanto nas regionais da TV Globo, no Rio de Janeiro, em São Paulo, Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco, quanto nas afiliadas.

A partir das 17h, Renata Lo Prete e William Bonner comandam a ‘Marcha da Apuração’, acompanhando a contagem dos votos e a consolidação dos resultados. O ‘Fantástico’ entra no ar mais cedo, às 18h, com reportagens especiais sobre o segundo turno das eleições.

GloboNews

A cobertura especial da GloboNews começa já no sábado, véspera do segundo turno. Das 17h até meia-noite, Natuza Nery e os comentaristas do canal analisam as últimas pesquisas eleitorais na ‘Central das Eleições’.

No domingo, das 6h às 11h, uma edição especial do ‘Conexão GloboNews’, ancorada por Leilane Neubarth, Christiane Pelajo e Camila Bonfim, abre o dia com as movimentações nas zonas eleitorais. Das 11h às 16h, Aline Midlej, Marcelo Cosme e Tiago Eltz assumem a cobertura.

A partir das 16h, em mais uma edição da ‘Central das Eleições’, Natuza Nery, César Tralli, Andréia Sadi e Nilson Klava estarão à frente da apuração, acompanhando os números da votação em todo o país.

Ao final da apuração, o programa recebe o time de comentaristas do canal para analisar os resultados: Julia Duailibi, Merval Pereira, Fernando Gabeira, Míriam Leitão, Mauro Paulino, Gerson Camarotti, Valdo Cruz, Octávio Guedes, Flávia Oliveira, Ana Flor, Mônica Waldvogel e Eliane Cantanhêde.

Record TV

Durante toda programação cerca de dois mil profissionais – entre repórteres, cinegrafistas, editores e produtores – estarão envolvidos na cobertura das eleições 2022, em todo o Brasil e no exterior, trabalhando para levar ao telespectador, ao vivo, os principais destaques da votação.

As equipes das emissoras próprias e afiliadas farão a transmissão de flashes e dos boletins “Eleições 2022 – O Voto na Record”. Links espalhados pelo país permitirão acompanhar a movimentação dos principais candidatos, autoridades e eleitores em geral.

A partir das 7 da manhã, os boletins serão apresentados por Camila Busnello e Janine Borba. Próximo ao encerramento da votação nas urnas, às 16h45, Christina Lemos e Eduardo Ribeiro entrarão no ar com uma edição especial que se estende às 19h45. A cobertura continua no Domingo Espetacular e segue até o fim da apuração.

Record News

A Record News, com a tradição do jornalismo 24 horas ao vivo, estará 100% dedicada à cobertura do turno decisivo das eleições 2022. A partir das 7 da manhã até a divulgação dos resultados de todos os estados.

Os apresentadores Kelly Godoy, Gustavo Toledo, Renata Caetano e Rafael Algarte estarão, ao vivo, nesta cobertura especial, que contará ainda com comentários de Heródoto Barbeiro.

Ao longo do dia haverá a participação de diversos convidados para comentar as expectativas em relação aos futuros governantes e os impactos dos resultados na vida dos brasileiros, na política nacional e internacional.

SBT

Assim como no primeiro turno, o SBT realiza a cobertura do segundo turno das eleições de 2022 no próximo domingo, dia 30 de outubro. Com cerca de 100 profissionais envolvidos, desde as primeiras horas da manhã a emissora exibirá entradas do jornalismo, que irão acontecer ao longo de toda a programação para mostrar a votação para presidente da República e, em 12 unidades da Federação, para governador.

Depois, a partir das 17h, o jornalista Marcelo Torres será o responsável por todas as informações a respeito do segundo turno. A emissora também transmitirá, ao vivo, o discurso do presidente eleito ou reeleito. Fechando a noite, logo após o Programa Silvio Santos, o telespectador segue bem informado com o especial “Eleições” à meia-noite (horário de Brasília), que trará especialistas no assunto para comentarem os resultados da votação.

TV Cultura

Entre 7h e 16h, de hora em hora, a emissora leva ao ar boletins informativos sobre os principais acontecimentos do dia. A partir das 17h, com apresentação de Rodrigo Piscitelli e participação da jornalista e apresentadora do Roda Viva, Vera Magalhães, o De Olho no Voto acompanha o encerramento da votação e as apurações das eleições pelo país.

A programação também conta com a presença de especialistas e analistas políticos, além de representantes dos candidatos à Presidência da República e ao Governo de São Paulo, diretamente dos estúdios da TV Cultura.

Até o momento estão confirmados: Marina Silva, deputada federal eleita (REDE-SP) e ex-ministra do Meio Ambiente; Sâmia Bomfim, deputada federal reeleita (PSOL-SP); Kim Kataguiri, deputado federal reeleito (União Brasil-SP); Leonardo Sakamoto, jornalista e doutor em ciência política; João Santana, advogado e consultor; Rafael Cortez, cientista político da Tendências Consultoria; Paulo Niccoli Ramirez, cientista político FESPSP e ESPM; Guilherme Russo, cientista político da FGV, diretor de inteligência da Quaest; Denilde Holzhacker, cientista política ESPM; Juliana Inhasz, economista e professora do Insper; e Jairo Pimentel, cientista político e pesquisador da FGV.

RedeTV!

O núcleo de jornalismo fará uma cobertura completa ao longo do dia, com boletins informativos, ao vivo, na redação e diretamente das principais capitais do país. A RedeTV! também trará uma programação exclusiva no digital. 

A partir das 11h, os jornalistas Gabriela Di França, Guilherme Lopes e Salette Lemos estarão online nas redes sociais da emissora reunindo as principais informações das eleições de 2022, ao lado de convidados especiais.

Entre eles, o especialista em Segurança Pública, Jorge Lordello, os advogados Alessandro Azzoni, Fabiana Barroso e Manuel Furriela, além dos jornalistas Kim Paim e Gustavo Segré e do cientista político Rodrigo Prando.

Já às 17h, Erica Reis e Mauro Tagliaferri apresentarão o ‘RedeTV! Eleições 2022’, ao vivo na TV e nas plataformas digitais. O programa informará o telespectador das principais notícias e acontecimentos da apuração de votos em todo o país, com links ao vivo diretamente dos Tribunais Eleitorais e Diretórios das capitais. 

Para completar a cobertura eleitoral, os comentaristas políticos Amanda Klein e Silvio Navarro também integrarão a equipe do noticiário especial, trazendo análises dos resultados da apuração divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral.

Band News

O BandNews TV prepara uma ‘maratona eleitoral’ para cobrir a votação no segundo turno das Eleições 2022 no domingo (30). A cobertura especial começa às 8h, quando as urnas abrem. No estúdio BandNews, dupla de apresentadores se revezam ao longo de todo o domingo.

Nas ruas, um giro de reportagem mostra a movimentação em todo o país, além de acompanhar o voto dos candidatos e tudo o que acontece no Tribunal Superior Eleitoral.

Às 17h, tem mesas com convidados especiais para analisar os números desde o início da apuração em um estúdio montado especialmente para a cobertura.

Os âncoras Eduardo Castro, Felipe Vieira e Paula Valdez atualizam minuto a minuto os dados do TSE em tempo real. Fechando o dia, às 22h tem o programa Canal Livre especial de eleições.

CNN Brasil

A CNN Brasil traz como diferencial em sua cobertura uma maratona ao vivo de 48 horas de programação ininterrupta, mobilizando todo seu quadro de âncoras, analistas, além das equipes de reportagem, apuração, checagem, digital e redes sociais.

Todos estarão de plantão em busca das informações mais relevantes nesta data histórica, quando o País irá eleger governadores e o próximo presidente da República. Com uma transmissão multiplataforma – além da TV, a cobertura 48h ao vivo das eleições 2022 também será exibida no YouTube da CNN Brasil e nos perfis oficiais do Twitter, Kwai e Facebook.

O início dessa “virada eleitoral” será neste sábado, 29/10, às 23h45, em aquecimento ao grande dia do segundo turno das eleições para Presidência da República e governos estaduais. O encerramento da maratona será na segunda-feira, 31/10, também às 23h45.

A programação contará com todos os analistas da CNN, que irão comentar o clima das eleições, as agendas, os votos e fala dos candidatos, além de trazerem informações exclusivas ao longo da programação.

No domingo (30/10), dia da Eleição, a cobertura se intensifica a partir do encerramento do horário de votação e terá seu ponto alto na divulgação dos resultados no mesmo modelo em que ocorreu no primeiro turno, quando a CNN foi destaque entre os canais de notícias.

O canal vai atravessar a madrugada de domingo para segunda ao vivo com a repercussão dos resultados e permanecerá ao longo da segunda-feira com sua programação normal.