Depressão

Por que viver Mariana na Renascer de 1993 deixou Adriana Esteves traumatizada?

Atriz foi muito criticada e saiu da Globo, mas conseguiu se reerguer

Publicado em 05/02/2024

Adriana Esteves interpretou Mariana na novela Renascer em 1993. Na época, a atriz tinha 22 anos de idade e foi tão criticada que ficou traumatizada e entrou em depressão.

Mariana é uma moça que chega na segunda fase da novela. Controversa e complexa, ela tirou a paciência dos telespectadores na época, sobretudo quando começa a seduzir José Inocêncio (Antonio Fagundes).

Primeiro, a personagem diz que quer se vingar do coronel pela morte do avô, Belarmino (José Wilker). Entretanto, ela se apaixona e faz de tudo para se casar com ele. Em paralelo, destrói os sentimentos de João Pedro (Marcos Palmeira), que vê seu grande amor ficar com seu pai.

Fato é que Mariana não agradou a audiência porque era muito ardilosa e irritante. Mas era um problema específico da personagem. Tanto que, após se casar com Inocêncio, ela fica em segundo plano na novela. Já no final, tem uma grande virada e vira praticamente uma heroína.

Adriana Esteves e Marcos Palmeira em Renascer
Adriana Esteves e Marcos Palmeira em Renascer DivulgaçãoTV Globo

Todavia, tantas críticas abalaram Adriana Esteves, que não ignorou os comentários ruins feitos para Mariana. “Entendi as críticas à personagem como um massacre a mim. Demorei uns dois, três anos para sair desse processo”, revelou em uma entrevista. Além disso, ela conta que era muito jovem e também ficou abalada por uma separação.

Logo após Renascer, a atriz encarou uma forte depressão e desistiu de fazer a novela Quatro por Quatro. Em paralelo, Adriana deixou a Globo para se tratar. “Demorei uns dois, três anos para sair desse processo. Em 1995, eu renasci após a depressão”, disse.

A volta de Adriana Esteves para a TV foi bem discreta. Ela aceitou o convite do SBT para o elenco da novela Razão de Viver, em 1996. Na trama, ela se envolveu e se casou com o ator Marco Ricca.

Elogiada na produção, a atriz se sentiu preparada para voltar à Globo. Madura, reestreou na emissora em A Indomada. A partir daí, colecionou diversos sucessos, com destaque para O Cravo e a Rosa, Kubanacan e a aclamada Avenida Brasil.

Vladimir Brichta e Adriana Esteves
Vladimir Brichta e Adriana Esteves

Atualmente, Adriana lembra de Renascer com muito carinho. “Renascer foi uma novela linda, num ambiente baiano. Passamos muito tempo gravando e morando em Ilhéus. A novela tinha elenco e equipe de muitos craques. Uma novela altamente poética, e minha personagem foi riquíssima para mim”, afirmou.

Além disso, a atriz comemorou a produção do remake e deu alguns conselhos para Theresa Fonseca, que assume Mariana em 2024. Adriana também vai acompanhar a novela de perto, já que seu atual marido, Vladimir Brichta, será Egídio, o grande vilão da produção.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade