Não deu certo!

Fracasso de audiência, essa novela inovadora e com cara de série será resgatada pela Globo

Exibida entre 2013 e 2014, trama confusa não conquistou o público

Publicado em 08/12/2023

Uma novela inovadora e com enredo de série será resgatada pela Globo. A partir do dia 25 de dezembro, em pleno Natal, Além do Horizonte ganha uma nova chance.

Escrita por Carlos Gregório e Marcos Bernstein, a trama de 2013/2014 ficou marcada pela baixa audiência. Tanta novidade não conquistou o público da faixa das 19h na época. Agora, será atualizada e disponibilizada no Globoplay, com vinhetas de abertura e intervalo e melhor qualidade de imagem.

Embora ágil, com bom texto e grande elenco, a produção misturava uma série de coisas difíceis de entender. A começar pelo confuso plot principal: a busca pela felicidade plena.

O vilão Luís Carlos (LC), vivido por Antônio Calloni, começava a história desaparecido. Ele abandonou a filha e a esposa para fundar uma comunidade misteriosa no meio da Amazônia. Anos depois, Lili (Juliana Paiva) decide ir atrás do pai.

Quem se junta à protagonista nessa aventura é William, que pretende encontrar a tia, Tereza (Carolina Ferraz); e Rafael (Vinícius Redd), que busca a namorada, Paulinha (Christiana Ubach). A trama principal contrastava com o núcleo ribeirinho, liderado pela mocinha Celina (Mariana Rios) e pelo mau-caráter Kléber (Marcello Novaes).

novela alem do horizonte
Destaques de Além do Horizonte Globo

Mesmo com uma história instigante, Além do Horizonte pecou pelo excesso de mistério (fórmula da felicidade, besta que atacava pessoas, etc). A linguagem parecida com série também não fisgou os telespectadores. Por isso, passou por muitas mudanças, para dar mais espaço ao humor e ao drama.

Infelizmente, a produção terminou pouco badalada e ainda hoje tem a segunda menor média de audiência da faixa das 19h: 19,7 pontos, acima apenas da sucessora Geração Brasil, que fechou com 19,4 pontos.

Até Alexandre Nero, que deixou a trama para protagonizar Império, reclamou do clima tenso nos bastidores da novela. “É uma correria sem fim. A coisa do Ibope não chega para nós, mas eles (produção e direção) devem se preocupar, tanto que isso começa a resvalar na gente. Os capítulos começam a atrasar, as coisas mudam, tudo fica em cima da hora, os personagens começam a mudar de uma hora para outra… É apreensivo. Estamos trabalhando muito mesmo, de verdade”, afirmou.

Apesar dos pesares, o elenco deu conta do recado e muitos atores se destacaram. Além dos mencionados, a novela contou também com Sheron Menezzes, Flávia Alessandra, Maria Luísa Mendonça, Rodrigo Simas, Alexandre Borges, Guilherme Fontes, Letícia Colin, Cássio Gabus Mendes, Caco Ciocler, entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade