Trágico

Falido, ator de Chocolate com Pimenta foi parar em asilo antes de morrer: “Comprava tudo sem pensar”

Intérprete do Conde Klaus faleceu logo após a novela das seis

Publicado em 10/02/2023

Atual reprise da Globo, Chocolate com Pimenta é marcada por figuras como Conde Klaus, vivido por Cláudio Corrêa e Castro. Em uma longa carreira na TV, pouca gente sabe que o veterano ficou sem dinheiro e foi parar em um asilo antes de morrer.

Grande sucesso na trama de Walcyr Carrasco, o ator deu vida a um banqueiro pão-duro que fez da vida de Celina (Samara Felippo) um inferno. Embora vilão, era também muito engraçado.

Além da trama das seis, Cláudio apareceu também na primeira fase de O Rei do Gado (no ar no Vale a Pena Ver de Novo). O veterano esteve em mais de cinquenta novelas durante sua longa carreira.

Entretanto, pouca gente sabe como foram os últimos dias do ator. Ele teve um triste fim após se mudar para um asilo e entrar em falência.

Conde Klaus von Burgo (Claudio Correa e Castro) em Chocolate com Pimenta
Conde Klaus von Burgo Claudio Correa e Castro em Chocolate com Pimenta

A morte do ‘Conde Klaus’

Cláudio faleceu no dia 16 de agosto de 2005, aos 77 anos, no Hospital das Clínicas de Niterói, no Rio de Janeiro. A causa foi falência múltipla de órgãos.

Antes disso, ainda na época de Chocolate com Pimenta, ele se mudou para o Retiro dos Artistas, famosa instituição que acolhe artistas idosos.

O ator precisou morar no local porque não tinha mais recursos para se manter. Recém separado da esposa, Myrian Ayres, sofria com uma hérnia de disco e começou a ter dificuldades para se locomover.

Na época, Cláudio detalhou sua situação em uma entrevista. “Tive problemas pessoais graves e não tinha para onde ir. Precisava estar num lugar como o Retiro, onde eu não gastasse nada e cuidassem de mim”, relatou.

O próprio ator confirmou que estava falido. “Sou péssimo administrador. Ganhei muito bem, mas não soube controlar meu dinheiro. Comprava tudo sem pensar. Nunca soube dizer não. As dívidas são as únicas coisas que me atormentam”, afirmou.

Conde Klaus em cena de Chocolate com Pimenta (Reprodução: TV Globo)
Conde Klaus em cena de Chocolate com Pimenta Reprodução TV Globo

Longa carreira

Ao longo da vida, Cláudio foi casado duas vezes e teve três filhos. Seu último trabalho na televisão aconteceu em 2004, na novela Senhora do Destino.

Antes, ele brilhou em uma variedade de tramas, com destaque para Esperança, Porto dos Milagres, Anjo Mau, História de Amor, Deus Nos Acuda, Tieta, entre outras.

Para se ter ideia, o veterano emendou uma série de novelas nas décadas de 1970 e 1980. Foram inúmeros trabalhos, garantindo o título de um dos maiores atores brasileiros.

Agora, o público tem a oportunidade de vangloriar seu talento nas reprises. Atualmente, ele aparece na reprise de Bambolê, de volta no Canal Viva.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade