Tragédia

Fabiane Maria: história real inspirou o linchamento de Brisa em Travessia

Caso aconteceu no Brasil e foi usado por Gloria Perez na novela das nove

Publicado em 17/10/2022

O linchamento de Brisa (Lucy Alves) é um dos momentos mais tensos de Travessia. A cena dramática é inspirada na história real de Fabiane Maria, que aconteceu no Brasil.

Como visto na novela, a maranhense é vítima de uma notícia falsa. Seu rosto é inserido na foto de uma mulher, acusada de sequestrar crianças.

A montagem acontece por meio de um aplicativo, feita por Rudá (Guilherme Cabral). Depois, atrelada a uma notícia que viraliza nas redes sociais.

O poder da internet, sobretudo das fake news, faz a postagem chegar ao Maranhão. A partir daí, Brisa é reconhecida por populares como uma criminosa. Não demora para ser perseguida por uma multidão de pessoas, que querem fazer justiça com as próprias mãos.

Lucy Alves como Brisa
Lucy Alves como Brisa

História real

A inspiração para a história de Brisa foi um caso real, que aconteceu na cidade do Guarujá, litoral paulista, em maio de 2014. Fabiane Maria de Jesus foi linchada e morta após ser confundida com uma sequestradora de crianças.

Tudo começou com um boato que surgiu na região. Pessoas informaram a uma página local no Facebook que uma mulher estava raptando crianças para fazer rituais. Entretanto, nenhum caso havia sido denunciado oficialmente.

A própria página deixou claro que não havia registros na polícia. Mas a população continuava acreditando que o caso era real, com uma série de comentários sem a mínima apuração.

Tudo piorou quando um seguidor publicou um suposto retrato falado da criminosa. As imagens, porém, eram de uma mulher que já havia sido presa no Rio de Janeiro.

Fabiane Maria de Jesus, a Brisa da vida real
Fabiane Maria de Jesus, a Brisa da vida real

Fake news acaba em tragédia

Fabiane foi atrelada ao caso inventado pela população quando decidiu mudar o visual. Ela cortou e pintou os cabelos e ficou bem diferente.

Depois, decidiu sair de casa de bicicleta e passou em uma igreja para buscar uma bíblia. Em seguida, parou e ofereceu uma fruta a uma criança que estava na rua.

Esse simples ato foi o suficiente para Fabiane ser vista como a suposta criminosa. Pessoas acreditaram que ela parecia com o tal retrato falado difundido nas redes sociais. Além disso, confundiram a bíblia que ela carregava com um livro de magia.

Após um grito de “É ela”, Fabiane foi capturada por populares e começou a ser linchada, xingada e agredida. Vídeos foram feitos e notícias relatam que mais de mil pessoas presenciaram a cena, alguns contra e outros a favor.

A polícia foi acionada, mas nada pode fazer até a chegada de reforços. A dona de casa foi levada ao hospital e morreu em seguida. Pelas imagens, cinco pessoas foram identificadas e condenadas à prisão.

Brisa quase é linchada em Travessia
Brisa quase é linchada em Travessia

Caso real em Travessia

Como é típico em suas novelas, Gloria Perez usa um caso real para abordar e conscientizar o público. Em Travessia, Brisa também é confundida com uma sequestradora.

A mocinha, porém, não morre. Ela consegue se salvar após fugir e se esconder no porta malas do carro de Oto (Rômulo Estrela).

O rapaz, um reconhecido hacker que atua na polícia, vai ajudá-la a se livrar do problema. Além dele, Heloísa (Giovanna Antonelli) também vai entrar no caso.

Leia mais textos deste colunista.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade