
Em O Cravo e a Rosa, Cornélio (Ney Latorraca) vai mostrar que não tem esse nome à toa. O aposentado vai descobrir que é corno nos próximos capítulos da novela.
Veja também:
- Após morte de Agatha, Hélio muda de vida e realiza o maior sonho de Petra em Terra e Paixão: “Amor sem proteção”
- Hélio age para impedir que Agatha mate Petra, Luigi é afetado e desmascara a vilã e o filho
- Antes de morrer, Antônio mata charada e descobre a identidade do homem que abusou de Petra na infância em Terra e Paixão
Tudo acontece devido a um plano de Dalva (Bia Nunnes). A dona da pensão arma para o homem flagrar Dinorá (Maria Padilha) com Celso (Murilo Rosa).
Ela chama a adúltera para a sua casa, assim como o professor de música. Depois, carrega Josefa (Eva Todor) para outro quarto e deixa os dois sozinhos.
Fogosa, Dinorá começa a conversar com o amante e não resiste. Celso lhe agarra e ela corresponde. É nessa hora que Cornélio chega e dá de cara com a cena.

Cornélio humilha Dinorá
O corno fica chocado e começa a gritar. “Diaba!”, dispara, enquanto Dinorá não sabe o que fazer. “Não é nada disso que você está pensando!”, diz.
“Não é o que eu estou pensando, seus safados? Você acha que eu sou um asno? Que eu tô cego? Que eu tô doido?”, afirma o aposentado, tomado pelo ódio. “Eu te chamava de divina, mas não passa de uma diaba!”, acusa.

Dinorá fica desesperada. Ela tenta encontrar uma justificativa, mas acaba piorando tudo. A adúltera é atacada por Cornélio, que é contido por Dalva e Celso. O homem começa a se bater e repete que é um asno.
Depois, se dá conta da situação e toma uma atitude drástica. Sem pensar duas vezes, ele escorraça a esposa. “Faça as malas. Quando eu chegar não quero ver ninguém!“, decreta, expulsando Dinorá de casa junto com sua mãe.