Intersexo

Buba dá aula para José Inocêncio e explica condição do filho de Teca em Renascer: “Gênero neutro”

Bebê nasce com genitália ambígua e deixa o coronel confuso

Publicado em 19/06/2024

Após um parto complicado, Teca (Lívia Silva) dá à luz um bebê intersexo em Renascer. A condição da criança, que nasce com genitália ambígua, deixa a mocinha e muita gente confusa. José Inocêncio (Marcos Palmeira) não entende nada e Buba (Gabriela Medeiros) trata logo de dar uma aula para o coronel. “Dê preferência ao gênero neutro sempre que possível e evite marcadores de gênero”, afirma.

Com uma condição antes conhecida como hermafrodita, a criança recebe o nome de Cacau, para que não haja nenhuma imposição de gênero. Mesmo assim, o poderoso fica cheio de dúvidas. “Do Cacau ou da Cacau?”, questiona.

Com toda a paciência do mundo, Buba explica que o gênero será manifestado conforme o crescimento do bebê. Pode ser masculino, feminino, ambos ou nenhum. Além disso, pede que a criança seja registrada com sexo ignorado.

José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer
José Inocêncio (Marcos Palmeira) e Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer

“Não caberá a nós determinarmos com qual gênero Cacau vai se sentir confortável. Mas devemos estar atentos aos sinais à medida que eles vierem… Pra tentar tornar esse processo o mais natural e o menos doloroso possível”, dispara a psicóloga.

Ainda confuso, Inocêncio pergunta se Buba passou por algo semelhante durante a sua transição, mas ela confessa que as duas condições são diferentes. Da mesma forma, garante que não há problema nenhum em uma pessoa intersexo. “É uma condição biológica. Que faz com que Cacau não seja como a maioria das pessoas… Mas nem por isso é uma anomalia ou uma doença”, revela.