
Uma bomba vai explodir na reta final de Mar do Sertão. Conforme adiantado pelo Observatório da TV, Tertulinho (Renato Góes) não é filho biológico do coronel Tertúlio (José de Abreu).
Veja também:
De fato, Deodora (Débora Bloch) traiu o marido várias vezes, a ponto de engravidar de outro homem. Isso explica as grandes diferenças entre o poderoso e o traste.
Não é de hoje que o coronel mostra pouco caso pelo filho. Ele sempre teve mais estima por José (Sérgio Guizé), esse sim seu filho de sangue, fruto de uma noite com uma empregada.

Segredo à tona
A teoria realmente é verdade: Tertulinho é filho biológico de Vespertino (Thardelly Lima). Eles são bem parecidos, tanto em aspectos físicos quanto no mau-caratismo.
Já ficou claro na novela que Deodora conhece o agiota de outros tempos. O crápula, aliás, nunca escondeu que ainda é apaixonado pela megera.
Todavia, Vespertino não sabe do segredo. Ele vai descobrir tudo no último capítulo da trama. Quem deu a pista foi o próprio intérprete do personagem.

Pai e filho
Em conversa com o podcast Papo de Novela, Thardelly Lima revelou o grande segredo da trama. Embora não tenha deixado claro, dá para pegar perfeitamente a referência.
“O segredo é bombástico, mas é só para o último capítulo. Nossa, senhora! E se revela bem na fuça do Vespertino. Quando li, pensei: ‘Não acredito que vai ser bem na minha frente!'”, disse.
Segundo o ator, Tertúlio já deve desconfiar do fato, mas Vespertino nem desconfia. “Então, preparem-se porque esse segredo do coronel Tertúlio é o maior plot twist dessa novela. Esqueçam quem é o pai de Tertulinho, esqueçam todos esses pormenores, porque esse segredo do coronel Tertúlio fiquei de cara”, contou.
Sendo assim, Tertulinho descobre que é fruto de uma traição de Deodora, dos tempos em que ela trabalhava como prostituta. Ou seja: ele não é filho do coronel e nem irmão de José, por isso não tem direito à herança do fazendeiro.