Dependência digital

Após quase morte, pessoa inesperada salva a vida de Theo em Travessia: “Grave”

Adolescente chega ao limbo e personagem obriga Laís e Monteiro a tomarem atitude

Publicado em 26/01/2023

Theo (Ricardo Silva) vai passar de todos os limites em Travessia. Tanto que uma pessoa inesperada precisará agir para salvar a vida do garoto.

Além disso, o personagem chega para abrir os olhos de Monteiro (Aílton Graça) e Laís (Indira Nascimento), que ainda não tomaram ações efetivas para ajudar o filho.

Isa (Duda Santos), a irmã do adolescente, já tentou conversar com os genitores, mas não teve sucesso. Sua última tentativa é propor uma viagem. Ela escolhe um lugar no meio do mato, para Theo não ter nenhum acesso ao mundo digital.

A família de Theo (Ricardo Silva) em Travessia
A família de Theo (Ricardo Silva) em Travessia

Quase morte

A advogada e o professor aceitam a sugestão de Isa. Mas Theo vai para a viagem obrigado e fica uma fera ao ver que se trata de um local isolado, sem internet.

O menino reclama o tempo todo e não curte nada da viagem. Prefere ficar deitado no sofá, contando as horas para ir embora. Mas tudo passa dos limites quando ele decide partir sozinho.

Sem noção, Theo começa a andar por uma rodovia e chega até a pedir carona. Isa percebe a ausência do irmão e vai com o pai atrás dele.

Theo é encontrado na beira da pista. Depois de tanto andar, ele aparece sujo, quase desmaiando. A experiência de quase morte é primordial para Laís e Monteiro tomarem uma decisão.

Ajuda inesperada

Chocada com a situação, Isa exige que os pais procurem ajuda médica. Laís, ainda abalada, promete ligar para o profissional indicado por Dante (Marcos Caruso).

Mas, diante da molenguice da advogada, é o próprio Dante que toma à frente no caso. Isa procura o professor e desabafa. Compadecido, ele explica o que está acontecendo com Theo.

Marcos Caruso é Dante em Travessia
Dante (Marcos Caruso) em Travessia

“Essa dependência de computadores, de internet as pessoas ainda não se deram conta do quanto isso pode ser grave! É como uma dependência de drogas! É exatamente igual! Você passa a depender da tela, a sofrer, a reagir com abstinência das drogas. E vai num crescendo!”, revela o veterano, segundo o Notícias da TV.

Depois, Dante explica porque Laís e Monteiro não tomam uma atitude. “Eles ​sabem que está acontecendo alguma coisa grave, mas tem medo ​de ficar frente a frente com a gravidade disso… É humano, é o ​jeito que a gente tem de se defender de muita coisa: negar!”, diz o professor.