Saudade

Após demissão, ator de Mulheres de Areia entrou em depressão e faleceu precocemente: “Andava muito triste”

Veterano brilhou em várias novelas e ficou magoado com a falta de oportunidades na TV

Publicado em 05/08/2023

A demissão da Globo e a falta de trabalhos na TV levaram um grande ator de Mulheres de Areia à depressão: Sebastião Vasconcelos, o intérprete de Floriano, marido de Isaura (Laura Cardoso) e pai das gêmeas Ruth e Raquel, vividas por Gloria Pires.

A trama de Ivani Ribeiro foi mais um grande momento do veterano nas telinhas. Para se ter ideia, Sebastião ainda esteve em mais de vinte novelas, como Vale Tudo, O Grito, Saramandaia, Champagne, Selva de Pedra, Tieta, História de Amor, Andando nas Nuvens, Corpo Dourado, entre muitas outras.

Falta de trabalhos

Após muitos trabalhos, Sebastião voltou a brilhar em O Clone, como o intragável tio Abdul. Foi durante a trama de Gloria Perez que ele descobriu um mal de Parkinson e começou a lutar contra um enfisema pulmonar.

Depois desse papel de sucesso, Sebastião só fez mais dois trabalhos na emissora: A Casa das Sete Mulheres e Cabocla. Com o fim da obra de Benedito Ruy Barbosa, o ator foi dispensado pela emissora. O fato o deixou muito entristecido.

Depois, foi contratado pela Record TV e participou de Caminhos do Coração, mas essa acabou sendo sua útima aparição na televisão. A falta de oportunidades e as doenças afetaram sua saúde mental. Sebastião entrou em depressão e se recusava a fazer tratamentos e tomar medicamentos.

Sebastião Vasconcelos com o elenco de Mulheres de Areia
Sebastião Vasconcelos com o elenco de Mulheres de Areia

Morte precoce

Com a demissão e a falta de oportunidades na TV, o ator ficou muito debilitado. Vítima de uma parada cardiorrespiratória, Sebastião Vasconcelos faleceu em 15 de julho de 2013, aos 86 anos de idade, no Rio de Janeiro.

Segundo Vilma Costa, companheira do ator há mais de 50 anos, a depressão o deixou triste e rebelde. “Sebastião andava muito triste e rebelde. Ele se recusava a tomar os remédios e até a comer. Ele emagreceu muito, ficou bem fraquinho e aí resolvemos interná-lo. O médico foi quem descobriu e diagnosticou que ele estava com pneumonia, porque a gente não sabia”, disse ao UOL.

Para a esposa de Sebastião, a demissão da Globo pesou muito, já que o ator prezava muito pelo trabalho. “Isso [ficar sem trabalho] para ele é praticamente a morte, perdeu o interesse em viver. Ele sentiu mesmo o golpe quando a Globo não renovou seu contrato. Fez uns trabalhos aqui, outros ali, mas não era a mesma coisa”, afirmou.

Além da esposa, Vilma, Sebastião deixou dois filhos e um grande legado na TV, com uma série de personagens inesquecíveis que serão lembrados para sempre.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade