Desabafo

Ana Hikari critica a falta de asiáticos na TV: “Fui a única a protagonizar uma novela”

Atriz interpreta Vanda em Quanto Mais Vida, Melhor!

Publicado em 31/12/2021

Destaque como Vanda em Quanto Mais Vida, Melhor!, Ana Hikari falou sobre a falta de asiáticos na TV. Segundo a atriz, a representatividade ainda é baixa tanto para esse quanto para outros grupos.

Em entrevista ao Extra, ela destacou que, em tanto tempo, ela ainda é única asiática a protagonizar uma novela. E tudo aconteceu de forma recente, na temporada Viva a Diferença de Malhação.

“O Brasil está aprendendo que ser amarelo é uma identidade racial que pertence ao país. A representatividade de pessoas asiáticas na TV ainda é mínima. Até agora também não tivemos um protagonismo indígena nas novelas. Os negros são pouquíssimos e fui a única asiática a protagonizar uma novela. O restante dos protagonismos são brancos. Já passou da hora disso ser questionado num país tão diverso”, destacou.

Segundo ela, viver a Tina em Malhação e no spin-off As Five foi um marco. “Foi uma abertura de portas na TV. Pude apresentar meu trabalho com uma figura complexa. O que a gente mais quer é uma personagem que possa nos apresentar sem estereótipos e com todas as nossas possibilidades”, pontuou.

Atualmente, ela interpreta uma roqueira cheia de atitude na novela das sete. Vanda, porém, esconde que é apaixonada pelo melhor amigo, Murilo (Jaffar Bambirra). Mas o rapaz gosta mesmo de Flávia (Valentina Herszage).

“Vanda se morde de ciúme. O mais legal é que não é só uma história clichê de competitividade entre mulheres por um cara. As pessoas me mandam mensagens com pena dela e se identificam com esse lugar de alguém que sobra numa relação de três pessoas”, contou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade