Fim de ciclo

Maior atriz do Brasil, Fernanda Montenegro deixa a Globo após décadas na emissora

Artista optou por não renovação contratual

Publicado em 18/12/2022

Fora do ar desde 2020, quando atuou no especial Gilda, Lúcia e o Bode, e sem fazer novelas desde A Dona do Pedaço (2019), Fernanda Montenegro é a mais nova baixa da Globo.

A atriz não terá o seu contrato renovado com a emissora carioca por decisão da própria artista, como assim informou o colunista Lauro Jardim, de O Globo. Fernanda trabalhava no canal desde 1965, mas integrou o casting fixo da empresa a partir de 1981, quando atuou na novela Baila Comigo. Foram 41 anos de exclusividade com a casa.

Para 2023, Montenegro iria voltar ao ar e aos folhetins com Terra Vermelha, de Walcyr Carrasco, como o Olhar na TV havia informado. No entanto, diante da decisão da atriz, a Globo a tirou do elenco da próxima produção das 21h e escalou Susana Vieira para o papel de Cândida.

Aos 93 anos, Fernanda Montenegro vai se dedicar aos filmes e demais produções que exigem menor demanda e tempo de trabalho. Assim, poderá atuar em mais projetos que não lhe exigirão exclusividade como uma novela.

Atualização:

Diante da tamanha repercussão, a Globo, em nota à imprensa, informou que Fernanda Montenegro segue contratada da casa. No entanto, não deu maiores detalhes sobre o contrato.