APCA elege os melhores da TV em 2023

Publicado em 28/03/2024

A APCA, Associação Paulista dos Críticos de Artes, elegeu na noite desa segunda-feira (29) as melhores obras e artistas do ano passado nas áreas de artes plásticas, literatura, música, cinema, teatro, dança, rádio e TV.

Sim, televisão, que para alguns é a arte de vender sabonete, também é arte.

Estive presente na maioria das votações da associação nos últimos 30 anos, mas me ausentei em algumas ocasiões. Voltei a participar da roda em 2023 e agora novamente. Embora esteja trabalhando em agência de Relações Públicas e Assessoria de Imprensa, a adorável GBR, mantenho este blog com olhares afetivos para a tela, ou seja, escrevendo só sobre o que me motiva, desde que não haja conflito de interesses com as atividades atuais. Além disso, estive até o meio de 2023 a serviço da cobertura de TV da Folha de S.Paulo.

Todo ano, nossa tarefa é elencar sete categorias em que a TV mais se destacou. Três itens que invariavelmente entram no páreo são: novela, ator e atriz, sem distinção de funções de protagonista ou coadjuvante.

Neste 2023, elegemos, além desses três, um título de variedades, uma série de ficção, uma série documental e um nome em caráter de revelação. Como sempre, nossa dificuldade é contemplar produções de fora da Globo, que, como maior produtora audiovisual do país, acaba levando quase todos os prêmios.

Embora eu AME a série “Os Outros”, achei que de 2023 devessemos premiar “Cangaço Novo”, produção da O2 Filmes para a Prime Video. Primorosa, a série é um feito, com texto, interpretação e direção muito acima do habitual, sem falar no visível investimento em locações e cenas de ação. Mas fui voto vencido pelos meus colegas, Tony Goes (que votou em “Fim”), José Armando Vanucci, Edianez Parente, Leão Lobo, Telé Cardim (que também votou no “Cangaço”), Fábio Costa, Fábio Maksymczuk e Neuber Fischer.

As séries “Os Outros” e “Vale o Escrito”, uma de ficção e outra documental, venceram nas categorias Ficção e Documentário.

A maior unanimidade do júri foi “Vai Na Fé”, premiada como Melhor novela, obra de Rosane Svartman.

Sophie Charlotte levou o troféu de Melhor Atriz, também quase por unanimidade, pela novela “Todas as Flores”, de João Emanuel Carneiro.

Além de Melhor Série de Ficção, “Os Outros” rendeu também o prêmio de Melhor Ator a Milhem Cortaz. A revelação, aí, sim, ficou com Alice Carvalho, por “Cangaço Novo”.

E, finalmente, na categoria Variedades, o genial Paulo Vieira levou o troféu pela série “Avisa Lá que Eu Vou”, exibida pelo canal GNT, com edição condensada no Fantástico. Confira abaixo as finalistas e vencedoras em cada categoria:

 

NOVELA

“Amor Perfeito” (TV Globo)

“Elas por Elas” (TV Globo)

“Terra e Paixão” (TV Globo)

“Todas as Flores” (Globoplay/TV Globo)

“Vai na Fé” (TV Globo)

 

ATOR

Bruno Mazzeo (“Fim”)

Eduardo Sterblitch (“Os Outros”)

Emilio Dantas (“Vai na Fé”)

Milhem Cortaz (“Os Outros”)

Thomás Aquino (“DNA do Crime”/”Os Outros”)

 

ATRIZ

Adriana Esteves (“Os Outros”)

Letícia Colin (“Todas as Flores”)

Maeve Jinkings (“DNA do Crime”/”Os Outros”)

Marjorie Estiano (“Fim”)

Sophie Charlotte (“Todas as Flores”)

 

SÉRIE FICÇÃO

“Cangaço Novo” (Amazon Prime Video)

“DNA do Crime” (Netflix)

“DOM” – 2ª Temporada (Amazon Prime Video)

“Fim” (Globoplay)

“Os Outros” (Globoplay)

 

SÉRIE DOCUMENTAL/DOCUMENTÁRIO

A Superfantástica História do Balão (Star+)

Isabella: O Caso Nardoni (Netflix)

JK: O Reinventor do Brasil (TV Cultura)

Línguas da Nossa Língua (HBO/HBO Max)

Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho (Globoplay)

 

REVELAÇÃO

Alice Carvalho (“Cangaço Novo”)

Amaury Lorenzo (“Terra e Paixão”)

Clara Moneke (“Vai na Fé”)

Diego Martins (“Terra e Paixão”)

Levi Asaf (“Amor Perfeito”)

Alice Carvalho, que estrela ‘Cangaço Novo’, estará em ‘Renascer’ e em ‘Guerreiros do Sol’, próxima novela do GloboPlay / Divulgação Prime Video

 

VARIEDADES

Altas Horas (TV Globo)

Avisa Lá Que Eu Vou (GNT)

Domingão com Huck (TV Globo)

Manhã do Ronnie (RedeTV!)

Programa Silvio Santos – Edição Especial 60 anos (SBT)

Paulo Vieira em ‘Avisa Lá que eu Vou’

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade