Veterana

Vera Holtz fora de novela: medo tirou a atriz de folhetim de época da Globo

Intérprete de Santana de Mulheres Apaixonadas se dedica ao teatro atualmente

Publicado em 18/10/2023

A atriz Vera Holtz dá um show ao interpretar Santana em Mulheres Apaixonadas, novela de 2003 escrita por Manoel Carlos. A professora de religião da escola Ribeiro Alves se afunda no alcoolismo no decorrer da trama e vivencia um drama atrás do outro.

Sem papel fixo em novelas desde que protagonizou Orgulho e Paixão, em 2018, Vera Holtz continua a atuar nos palcos brasileiros.

Lembrando que em 2019 ela compôs o elenco da série Eu, a Avó e a Boi, produzida especialmente para o Globoplay e também fez uma breve participação em Amor de Mãe. Após esses trabalhos, os quais fogem totalmente da dedicação diária demandada pelas gravações de uma telenovela, a atriz fez uma pausa e quando retornou preferiu o teatro.

Vera Holtz

Currículo extenso de Vera Holtz

Conhecida por sua forte presença em cena e seu sotaque do interior de SP inconfundível, Vera Holtz é sempre lembrada pelos autores na hora de escalar o elenco para novelas.

Corpo a Corpo e Bebê a Bordo marcaram as primeiras aparições da atriz nas telinhas. Mas foi em Que Rei Sou Eu? que ela fez sua estreia com uma personagem fixa. Depois dessa trama não parou mais.

Esteve em Top Model, Desejo, Barriga de Aluguel, Vamp, De Corpo e Alma, Fera Ferida, A Próxima Vítima, O Fim do Mundo, Por Amor, A Muralha, Uga Uga, Presença de Anita, Desejos de Mulher, até ser escalada para viver Santana em Mulheres Apaixonadas.

Vera Holtz em Que Rei Sou Eu, 1989 Foto Nelson di Rago TV Globo
Vera Holtz em Que Rei Sou Eu, de 1989 (Foto: Nelson di Rago / TV Globo)

Após a personagem alcoólatra fez a Generosa em Cabocla, Ornela em Belíssima, a vilã Marion em Paraíso Tropical, Violeta em Três Irmãs, Candê em Passione, Mãe Lucinda em Avenida Brasil, Dona Redonda no remake de Saramandaia, Vic Garcez em O Rebu e Mág em A Lei do Amor.

Sua primeira protagonista foi Ofélia Benedito em Orgulho e Paixão, novela das 18h inspirada na obra famosa de Jane Austen Orgulho & Preconceito. Depois dela, que foi ao ar em 2018, Vera Holtz não aceitou mais papéis em novelas.

Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes) em Orgulho e Paixão
Ofélia (Vera Holtz) e Felisberto (Tato Gabus Mendes) em Orgulho e Paixão (Divulgação/ TV Globo)

Medo tirou atriz de novela das seis da Globo

O que muita gente não sabe é que Vera Holtz poderia ter voltado a aparecer na TV já em 2021, pois seria ela a atriz que viveria a personagem Lota Pindaíba em Nos Tempos do Imperador.

A novela das seis que narrou parte do reinado de Dom Pedro II iria ao ar em 2020 e Vera Holtz já havia se preparado para o papel e gravado algumas cenas. Ela até já estava na divulgação inicial da trama, que acabou sendo adiada por mais de um ano em decorrência da pandemia de covid-19.

E foi justamente por medo da disseminação do coronavírus, avassaladora em 2020, que Vera Holtz decidiu deixar o elenco de Nos Tempos do Imperador. Assim, Lota Pindaíba passou para as mãos da atriz Paula Cohen. O par da personagem também precisou ser substituído. Batista Pindaíba seria interpretado por Luís Melo, mas foi para o ator Ernani Moraes.

Vera Holtz e Luiz Melo fariam Nos Tempos do Imperador
Vera Holtz e Luís Melo fariam Nos Tempos do Imperador

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade