SAUDOSOS

Tão novos: Dois protagonistas de Elas por Elas (1982) foram diagnosticados com AIDS

Atores morreram cedo demais por doenças oportunistas

Publicado em 01/09/2023

Escrita por Cassiano Gabus Mendes, Elas por Elas foi ao ar em 1982, época em que houve uma verdadeira epidemia avassaladora do vírus HIV. Com a ausência de medicamentos precisos no tratamento e muito preconceito, as pessoas soropositivas acabavam na marginalidade ou, pelo menos, muito discriminadas, além de terem uma sobrevida baixa.

No caso de Elas por Elas, dois artistas que estavam em seu auge da carreira,

Sandra Bréa, a Wanda de Elas por Elas

A primeira atriz de Elas por Elas que morreu foi Sandra Bréa, que interpretou Vanda na trama que agora ganha o remake.

Sandra Bréa estreou em novelas em 1970 em Assim na Terra como no Céu e dois anos depois já fez seu primeiro grande papel em O Bem Amado. Além disso, fez Escalada, O Pulo do Gato, a primeira versão de Ti Ti Ti, Bambolê, entre outros trabalhos. Foi considerada, por muitos anos, um símbolo sexual.

Sandra Bréa em Elas por Elas, de 1982
Sandra Bréa em Elas por Elas, de 1982

No fim da década de 1990, Sandra assumiu ser soropositiva e sofreu com a discriminação terrível, afinal, naquela década havia muito mais desinformação em relação ao vírus da AIDS.

Deprimida por conta disso, a atriz da Globo se afastou dos holofotes e em 1999 foi diagnosticada com câncer no pulmão em estágio avançado. Sandra Bréa recusou qualquer tipo de tratamento oncológico e morreu em maio de 2000, aos 47 anos de idade.

Sandra Bréa tinha um filho adotivo, Alexandre Bréa Brito. De acordo com informações da época, ela e o rapaz estavam brigados quando a atriz morreu. O que se sabe é que o herdeiro sumiu no ano de 2001 e 18 anos depois, em 2019, a justiça declarou a morte de Alexandre.

Mila Moreira e Sandra Bréa protagonizaram Elas por Elas
Mila Moreira e Sandra Bréa protagonizaram Elas por Elas

Lauro Corona, intérprete de Gil

Outro ator que está no time dos protagonistas de Elas por Elas é Lauro Corona, nascido na capital do Rio de Janeiro e que começou a carreira como modelo. Na trama de Cassiano Gabus Mendes ele interpretou Gil, par romântico da personagem de Tássia Camargo.

Corona estreou na TV no programa Caso Especial em 1977 e logo depois foi escalado para Dancin’ Days. Antes de Elas por Elas fez Os Gigantes, Marina e Baila Comigo. Após a novela que este ano ganhará um remake ele esteve em Louco Amor, Vereda Tropical, Corpo a Corpo, Memórias de um Gigolô, Direto de Amar e Vida Nova, sua última novela da breve carreira.

Lauro Corona; ao lado ele com Tássia Camargo, seu par em Elas por Elas
Lauro Corona; ao lado ele com Tássia Camargo, seu par em Elas por Elas

Junto de outros nomes, Lauro Corona foi um dos galãs mais queridos e populares, por isso sua morte causou uma grande comoção nacional, além do fato de ter morrido bem jovem, aos 32 anos de idade.

Enquanto gravava Vida Nova começaram os boatos de que o artista estava com AIDS, mas o nome da doença nunca foi evidenciado nos documentos de saúde e de óbito. Além disso, Corona sempre negou a doença veementemente. Por conta do agravamento de seu estado, o final do personagem na novela precisou ser apressado.

Lucélia Santos e Lauro Corona estão em Vereda Tropical (Reprodução)
Lucélia Santos e Lauro Corona estão em Vereda Tropical (Reprodução)

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade