Trama das 9

Sem esperanças, Jonatas desconta tristeza em Graça em cena de emocionar qualquer um em Terra e Paixão

Sem o movimento das pernas, filho de Gentil sofre no hospital

Publicado em 01/11/2023

Sem esperanças, Jonatas desconta infelicidade em Graça em cena de emocionar qualquer um em Terra e Paixão. Tudo começa quando o personagem de Paulo Lessa descobre que está paraplégico após o tiro que levou.

No hospital, Jonatas passa por uma cirurgia delicada, mas não haverá jeito. O movimento das pernas do agricultor não se recompõe e o diagnóstico de paraplegia é um fato. Ainda não se sabe, porém, se essa condição será permanente ou temporária.

Jonatas (Paulo Lessa) morre em Terra e Paixão
Jonatas (Paulo Lessa) após levar o tiro em Terra e Paixão

Desolado com a atualização médica, Jonatas se fecha para qualquer possibilidade de recuperação e nega as sessões de fisioterapia. O rapaz afirma que não há o que melhorar, uma vez que ele “nunca mais vai andar”.

Enquanto Jonatas surta negando tratamento, Gentil (Flávio Bauraqui) e Menah (Camilla Damião) tentam convencê-lo, mas sem sucesso. É quando chega Graça (Agatha Moreira) toda disposta a animar o rapaz. Vale lembrar que os dois começarão a namorar após a tragédia.

“Não vou, Graça, não vou. E é bom mesmo que você fique sabendo disso logo. Melhor você ir embora e não voltar mais”, dispara Jonatas amargurado. Graça insiste. “Que é isso, Jonatas? Por que eu não iria mais voltar? Eu quero ajudar na sua recuperação“, pontuará a moça.

Jonatas (Paulo Lessa) e Graça (Agatha Moreira)
Jonatas (Paulo Lessa) e Graça (Agatha Moreira)

Jonatas perde a paciência e escorraça Graça do hospital. “Ajudar como? Você é médica agora? Eu sei que você só tá falando isso por pena. Mas eu não quero nem a sua ajuda e nem a sua pena. Pode ir embora, Graça. E não me procura mais, faz favor”, exige o filho de Gentil.

Graça não esconde o choro e decide deixar a Jonatas em paz. “Não é sendo rabugento que você vai retomar a sua vida, Jonatas… Mas se é isso que você quer, então tá. Boa sorte“, finaliza a filha de Gladys (Leona Cavalli), deixando o local.

Graça (Agatha Moreira) de Terra e Paixão
Graça (Agatha Moreira) de Terra e Paixão

A cena é tão pesada que até Menah que não gosta muito de Graça percebe e puxa a orelha do irmão. Mais para a frente em Terra e Paixão, Jonatas volta atrás e decide dar início ao tratamento completo, além de pedir Graça em namoro.