
Tião e Quim são os peões de confiança de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes) no remake de Pantanal. Ambos os papéis também estiveram na versão original, exibida na Manchete em 1990.
Veja também:
Na trama atual, adaptada por Bruno Luperi, Tião e Quim são interpretados, respectivamente, por Fábio Neppo e Chico Teixeira.
Fábio Neppo, para quem não se lembra, esteve na novela Cheias de Charme, sucesso da Globo exibido em 2012.
Já Chico é filho do músico Renato Teixeira, que aliás tem outra filha no elenco, Isabel Teixeira, que dá vida a Maria Bruaca.

Tião e Quim na versão antiga de Pantanal
Na primeira versão de Pantanal, quem representou o peão Tião foi o célebre ator Marcos Caruso, que à época das gravações tinha 40 anos de idade.
No último mês de fevereiro de 2022, o veterano completou 70 anos idade, ainda com a carreira a todo o vapor. Atualmente, Caruso está no elenco de Quanto Mais Vida, Melhor!, novela da faixa das 19h. Antes desta, esteve em O Sétimo Guardião e Pega Pega.

Já o peão Quim, quem o interpretou na versão antiga de Pantanal foi o ator aposentado Ewerton de Castro, que hoje tem 76 anos de idade.
Além de Pantanal, Castro compôs o elenco de outras telenovelas bem conhecidas, como De Corpo e Alma e Fera Ferida, além da minissérie Os Maias. Na Record TV, que foi sua última ‘casa’, ele fez A Escrava Isaura, Essas Mulheres, Prova de Amor, Bicho do Mato e Chamas da Vida, que está no ar na emissora hoje em dia.
Em 2010 Ewerton de Castro decidiu se aposentar da carreira de ator e fixou residência nos Estados Unidos, onde mora até hoje.

Leia outros textos desta colunista.