Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
INSPIROU ATOR

Leônidas de Além da Ilusão existe? Conheça quem ele é na vida real

Figura brasileira ajudou o ator Eriberto Leão a compor o personagem

Publicado em 13/04/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Leônidas Lobato, personagem de Eriberto Leão em Além da Ilusão, é um homem de origem misteriosa. Admitido como tecelão na Tecelagem Tropical, se torna próximo de Matias (Antonio Calloni).

Ao construir uma relação de amizade e cumplicidade com o juiz, que delira em suas crises de esquizofrenia após a morte de Elisa (Larissa Manoela), Leônidas para a dar indícios de que carrega um grande segredo consigo.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em meio ao seu passado obscuro, há ainda um amor que nasce por Heloísa (Paloma Duarte).

Leônidas é um homem misterioso, ninguém sabe de onde ele veio, ninguém sabe nada sobre o passado dele, e ele tem determinadas habilidades que aumentam ainda mais esse mistério. A principal habilidade dele é a de enxergar além, e ele vai ajudar muito a família do doutor Matias“, adiantou Eriberto Leão.

Leônidas (Eriberto Leão) e Heloísa (Paloma Duarte) em Além da Ilusão

Leônidas existe na vida real?

Para quem não sabe, Leônidas foi construído por Eriberto Leão com base na vida de Eduardo Marinho, escritor, ativista e artista plástico brasileiro.

“É uma figura maravilhosa. Ele abandonou o sistema e foi morar na rua, e é um grande filósofo, não considerado pela academia, mas é um grande filósofo, extremamente sábio, inteligentíssimo”, ressalta Eriberto ao falar sobre sua inspiração.

Eduardo Marinho é natural do Espírito Santo e hoje tem 61 anos de idade. Ele ganhou notoriedade por deixar sua vida com certa estabilidade para viver sem uma moradia fixa.

Eriberto Leão e o artista plástico Eduardo Marinho (Reprodução)

A decisão de jogar tudo para o alto aconteceu após compor o serviço público em duas épocas diferentes, em uma delas, ingressando na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, e também após começar a cursar a faculdade de direito.

No ambiente acadêmico, Eduardo notou nos debates as diferenças discrepantes que existem na sociedade. Quando decidiu viajar pelo Brasil de carona, passou a conhecer pessoas mais humildes e em situação de rua, se solidarizou e resolveu seguir contra o sistema desde então.

Ele tinha 20 anos de idade quanto iniciou essa trajetória. Hoje, além de ser conhecido por suas obras e pelo documentário do qual faz parte, Via Celestina, é chamado de ‘pensador das ruas’. Conheça o Instagram de Eduardo Marinho.

Relação com Matias e Heloísa

Eriberto fala sobre a relação entre Leônidas e Matias com muito carinho. Na trama, o que podemos perceber é que há uma onda de desconfiança entre o que o forasteiro esconde e se esse segredo tem a ver com o pai de Isadora (Larissa Manoela).

“Apesar de, aparentemente, o Leônidas estar sempre ao lado do Matias, percebendo tudo o que acontece com ele procurando ajudá-lo nesse quadro de transtornos mentais, há também um aprendizado muito grande vindo do Matias para o Leônidas, porque curando a gente se cura também, amando a gente é amado, acho que há essa relação. Eles acabam criando um laço de amizade muito bonito“, conta o ator.

Matias (Antonio Calloni) e Leônidas (Eriberto Leão) em Além da Ilusão

Para Eriberto, um ponto marcante da trajetória de Leônidas na novela das seis é quando ele se dá conta de que ama Heloísa. Apesar da sintonia, porém, os dois têm muitas diferenças.

“A relação do Leônidas com a Heloísa é um encontro de almas que até certo ponto da história não vai se realizar de maneira nenhuma. O Leônidas é completamente apaixonado por ela, mas ela é uma pessoa muito fechada, com feridas que ainda não foram cicatrizadas, e ele tem toda a paciência do mundo para isso. É uma linda história de amor“, conclui o artista.

Leia outros textos desta colunista.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....