curiosidade

Fora do Brasil? Saiba onde Chocolate com Pimenta foi gravada

Novela de Walcyr Carrasco teve inúmeras locações

Publicado em 08/05/2023

A reprise da novela Chocolate com Pimenta na Globo está rendendo a procura por diversas curiosidades sobre a produção e as gravações. Onde a trama foi gravada, por exemplo, está entre os assuntos buscados.

Escrita por Walcyr Carrasco no ano de 2003, a história protagonizada por Mariana Ximenes e Murilo Benício movimentou uma enorme equipe, que percorreu vários lugares do Brasil e fora daqui também, principalmente para criar a fictícia cidade de Ventura.

Buenos Aires

A Argentina foi um dos pontapés iniciais. O glamouroso Teatro Colón, localizado na Avenida 9 de Julio, centro de Buenos Aires, trouxe o charme a vida de rica de Ana Francisca antes do falecimento de Ludovico.

O Rosedal, parque da cidade; e a localidade de Tigre, próxima à capital argentina, foram explorados pela equipe de filmagem e direção, e contou também com os atores Mariana Ximenes e Ary Fontoura. Por lá, Aninha passeou bastante com o Tonico ainda bebê.

Parque Rosedal, em Bueno Aires na Argentina
Parque Rosedal em Bueno Aires na Argentina
Teatro Cólon, em Buenos Aires na Argentina - Divulgação TV Globo
Teatro Cólon em Buenos Aires na Argentina Divulgação TV Globo

Cidades da Serra Gaúcha

No Brasil, a Serra Gaúcha foi a escolhida para boa parte dos cenários lindos de Chocolate com Pimenta. Nela, algumas cidades serviram de locação.

No município de Gramado, por exemplo, o ponto turístico Lago Negro deu a sua magia à novela.

Já em Canela, outra cidade bem famosa do Rio Grande do Sul, foram usados o Parque das Sequoias e o Castelinho do Caracol, que foi a primeira residência de imigrantes alemães, hoje é um museu e uma casa de chá.

Na cena em que Olga (Priscila Fantin) faz chantagem com Danilo para que ele fizesse Ana Francisca ser humilhada em público, um pedaço de Canela também aparece ao fundo. Trata-se do Mirante do Parque Caracol.

Lago Negro, na Serra Gaúcha (Divulgação TV Globo)
Lago Negro na Serra Gaúcha

Cachoeira que aparece em Chocolate com Pimenta

Na cidade de São Francisco de Paula, também na Serra Gaúcha, foi escolhida a Ponte do Passo do Inferno para gravar diversas sequências animadas da novela escrita por Walcyr Carrasco.

Ponte do Passo do Inferno em São Francisco de Paula (Divulgação TV Globo)
Ponte do Passo do Inferno em São Francisco de Paula

Um dos cenários mais conhecidos de Chocolate com Pimenta é a cachoeira. Esse local se chama Parque da Cachoeira e fica na divisa entre os municípios de Canela e São Francisco de Paula. Ela fica no mesmo acesso para a antiga Fazenda Serra Azul.

Neste parque foram filmadas algumas cenas da novela, muitas das quais aparece com bastante destaque a ponte de ferro da imagem de cima.

Cachoeira em cena de Chocolate com Pimenta
Cachoeira em cena de Chocolate com Pimenta

Cidades do Rio de Janeiro e Minas Gerais

No Rio de Janeiro, um sítio no bairro de Camorim foi usado como locação para o sítio da família de Ana Francisca. Além disso, foram escolhidos alguns locais da região serrana do Estado, não especificados pela produção da novela.

Em Minas Gerais, a cidade de São Lourenço também recebeu o elenco e a equipe de Chocolate com Pimenta para gravar cenas na estação de trem e dentro das locomotivas. Além da trama atualmente reprisada na Globo, Aquarela do Brasil, Turma do Didi e Cordel Encantado foram filmadas ali.

Sítio no Rio de Janeiro foi usado como cenário
Sítio no Rio de Janeiro foi usado como cenário
São Lourenço, em Minas Gerais, foi cenário de Chocolate com Pimenta
São Lourenço em Minas Gerais foi cenário de Chocolate com Pimenta

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade