
Final igual: corpo jogado aos peixes e novo véio do rio transformam Terra e Paixão em Pantanal.
Veja também:
- Antes de estourar os miolos de Agatha, Irene muda de vida e revela para Antônio o maior segredo da mãe de Caio em Terra e Paixão
- Com o coração no lixo, Antônio decide matar o filho de Aline em Terra e Paixão: "Dentro do caixão"
- Elas por Elas: Pedro bota Taís contra parede e exige a verdade sobre gravidez
Um dos desfechos da novela das nove terá bastante semelhança com a clássica história de Pantanal, original de 1990 e que ganhou remake em 2022.
Trata-se da trama de Vinícius (Paulo Rocha), geólogo contratado pela família La Selva e que acabou se tornando amante de Irene (Glória Pires).
O profissional já está ficando receoso com a relação que mantém com a vilã, principalmente após ser processado por Aline (Bárbara Reis). Mesmo assim, ele continuará se encontrando às escondidas com a mulher do fazendeiro.

Em uma dessas escapadas, Antônio (Tony Ramos) será levado ao mesmo motel em que eles estiverem por Agatha (Eliane Giardini). O circo pegará fogo. Irene e Vinícius serão flagrados e o geólogo precisará fugir sem roupas para não levar um tiro do marido corno.
Depois, Ramiro (Amaury Lorenzo) caçará Vinícius e quando encontrar Antônio dará um tiro em cheio no amante de sua mulher. O corpo será jogado no rio pelo capanga, algo que em Pantanal foi usado por diversas vezes para dar cabo de alguns personagens.

Em Pantanal o rio era repleto de piranhas e por isso cair ou ser jogado nele significava morte na certa. Desta vez, Vinícius levará o tiro primeiro e já morto será deixado nas águas (sem piranhas, vale dizer).
Entretanto, a saída encontrada pelos autores para não despachar de vez o geólogo de Terra e Paixão foi novamente uma bem parecida com Pantanal.
Vinícius será achado por ninguém menos do que Jurecê (Daniel Munduruku), o curandeiro da tribo indígena que compõe a mata local. Será ele o responsável por fazer o amante de Irene voltar à vida com seu poder de cura.

Em Pantanal, vale lembrar, havia o Véio do Rio (Cláudio Março em 1990 / Osmar Prado em 2022), ser místico que rondava a mata para proteger a natureza, assim como personagens importantes. Nesta história o “véio” livrou muita gente da morte.

Na atual novela das 21h, tudo indica que o salvamento de Jurecê será providencial. Afinal, Aline sofrerá bastante para comprovar que as terras são de seu direito e somente Vinícius poderá ajudar a moça de forma definitiva, se transformando em um grande rival dos La Selva.
