saudoso

Breve carreira: AIDS matou ator de O Rei do Gado

Artista que compôs o elenco da novela faleceu em 1997

Publicado em 27/05/2023

Infelizmente, mais de 20 atores de O Rei do Gado já morreram. A novela de 1996 está sendo exibida novamente na Globo hoje em dia, no vespertino Vale a Pena Ver de Novo.

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama é composta por dezenas de atores, entre protagonistas, coadjuvantes e aqueles que fizeram somente participações.

Com boa audiência atualmente, a novela desperta a curiosidade dos telespectadores da reprise. Afinal, quem foram os atores que já morreram? E quais as causas de suas mortes?

Nos últimos anos, inclusive, grandes estrelas do folhetim se foram, como Tarcísio Meira e Gésio Amadeu, que foram vítimas da covid-19 em 2021 e 2020 respectivamente.

Tarcísio Meira como Giuseppe Berdinazzi em O Rei do Gado
Tarcísio Meira como Giuseppe Berdinazzi em O Rei do Gado

Ator de O Rei do Gado morreu de AIDS

Adilson Barros, que atuou em O Rei do Gado, morreu em 1997, poucos meses após participar da novela, na qual interpretou o motorista do canavial.

O ator tinha 50 anos de idade e enfrentou complicações decorrentes da AIDS, causada pelo vírus HIV. Nesta época, aliás, a doença ainda estava em seu período de grande disseminação e era ignorada por grande parte da população.

Além disso, os fármacos para o tratamento não garantiam reestabelecimento da imunidade como hoje. A expectativa de sobrevida era bem baixo.

Para quem não sabe, Adílson Barros foi um ator tipicamente do teatro. Em 2019, ele foi homenageado por grandes artistas, como Lília Cabral e Denise Del Vecchio, ao ter seu nome eternizado no Teatro Commune (SP).

Ator Adílson Barros faleceu em decorrência da AIDS
Ator Adílson Barros faleceu em decorrência da AIDS

Na TV, além de O Rei do Gado, Adílson de Barros esteve no elenco da novela Fera Radical, exibida em 1988. Já no cinema ele fez filmes, como: Flor do Desejo, A Marvada, Kuarup e Capitalismo Selvagem.

Fora o trabalho como ator, Barros deu aulas na Unicamp.