
A Globo apresenta em seu horário nobre hoje o remake de Pantanal, novela originalmente escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida em 1990. Marcos Caruso foi quem viveu Tião na versão antiga.
Veja também:
- Em cena de partir o coração, Irene muda de vida e tira Aline da prisão em Terra e Paixão: “Minha filha!”
- Mulheres Apaixonadas: Após flagra com César, Helena confessa traição a Téo: "Dois romances ao mesmo tempo"
- Após lacrar o caixão de Vinícius, Irene mata charada e descobre segredo macabro da mãe de Caio em Terra e Paixão
um dos atores que compuseram o elenco da primeira versão de Pantanal. À época das gravações tinha 40 anos de idade. Em fevereiro de 2022, o veterano completou 70 anos idade, ainda com a carreira a todo o vapor.
Atualmente, Caruso está no elenco de Quanto Mais Vida, Melhor!, novela da faixa das 19h. Antes desta, esteve em O Sétimo Guardião e Pega Pega.

Tião na versão antiga
Na Pantanal de 1990, Marcos Caruso representou o peão Tião, um dos homens de confiança de Joventino (Irandhir Santos) e José Leôncio (Renato Góes).
Na trama atual, adaptada por Bruno Luperi, Tião é interpretado pelo ator Fábio Neppo, conhecido por seu papel na novela Cheias de Charme.

Lembrando que Tião tem a companhia de Quim na história escrita por Benedito Ruy Barbosa e também na adaptada por Bruno Lupri.
Em 1990, quem viveu peão Quim foi o ator aposentado Ewerton de Castro, que hoje tem 76 anos de idade. No remake exibido agora na Globo o personagem é feito por Chico Teixeira, filho do músico Renato Teixeira, que aliás tem outra filha no elenco, Isabel Teixeira, que dá vida a Maria Bruaca.

Morte de Tião em Pantanal
A morte de Tião e Quim no remake da Globo emocionou os telespectadores. José Leôncio ficou sem chão com a triste notícia, uma vez que ele ficou algum tempo sem encontrar com os encarregados e amigos. A notícia chegou por meio de Ari (Claudio Galvan) para Filó (Dira Paes).
Primeiro Tião morreu em um acidente com um trator. Depois, Quim, que apareceu na trama na pele do músico Renato Teixeira, também faleceu, mas a causa da morte não foi anunciada.
Lembrando que o autor original da novela, Benedito Ruy Barbosa, incluiu Tibério (Sérgio Reis) e Trindade (Almir Sater) no lugar de Quim e Tião, que estiveram somente na primeira fase.
Leia outros textos desta colunista.