sugestões

Antiga? Saiba qual novela vai substituir O Rei do Gado

Trama de Benedito Ruy Barbosa está sendo exibida no Vale a Pena Ver de Novo

Publicado em 15/02/2023

Qual será a novela substituta de O Rei do Gado? O folhetim de 1996 foi incluído na grade do Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, de repente, logo após o final de Pantanal no horário nobre. Antes do anúncio, ninguém esperava por ele na TV aberta novamente.

O objetivo da emissora ao escolher o título de Benedito Ruy Barbosa, no entanto, era bem claro. Como o remake de Pantanal fez o maior sucesso, a teledramaturgia da gigante carioca aproveitou o ensejo para exibir um clássico semelhante, do mesmo autor e com trama rural.

E, ao que parece, como era de se esperar, O Rei do Gado está começando a engrenar com força nas tardes da Globo, provando que uma história de 27 anos atrás permanece atual e atrativa.

Possíveis novelas substitutas de O Rei do Gado

Agora que está no meio, muita gente já tem especulado qual será a novela substituta de O Rei do Gado. Há algumas possibilidades que podem ser ótimas pedidas para o horário.

Vale Tudo

Se a animação da Globo pelos clássicos permanecer, Vale Tudo, original de 1988, pode ser tirada do fundo do baú. É uma grande novela e seria uma maneira de homenagear Gilberto Braga, morto em 2021. O único porém, nesse caso, é a questão das imagens, afinal, ela é oito anos mais antiga do que O Rei do Gado, e querendo ou não, a parte visual faz diferença na hora de buscar audiência.

Elenco de Vale Tudo
Elenco de Vale Tudo

Porto dos Milagres

De 2001, há Porto dos Milagres, que está disponível no Globoplay, mas nunca foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo. O motivo? Foi vetada duas vezes pelo Ministério da Justiça por ser considerada ‘imprópria’ para a faixa vespertina. Apesar disso, a trama pode voltar para a lista de cotadas, uma vez que é uma das mais pedidas e talvez ter uma possível edição cogitada para se adequar ao horário.

Novela Porto dos Milagres
Atores de Porto dos Milagres (Reprodução / Globo)

Mulheres Apaixonadas

Antes de O Rei do Gado ser confirmada no Vale a Pena Ver de Novo, Mulheres Apaixonadas era praticamente dada como certa. Original de 2003, a novela escrita por Manoel Carlos entrou para o catálogo do Globoplay há dois anos e foi reprisada no Viva entre 2020 e 2021. No Vale a Pena Ver de Novo ela passou em 2008, porém, com classificação etária para 10 anos, tendo corte em cenas consideradas impróprias. É uma das novelas mais cotadas para substituir a atual.

Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas (Renato Rocha Miranda/Globo)
Maria Padilha, Christiane Torloni e Giulia Gam em Mulheres Apaixonadas (Renato Rocha Miranda/Globo)

Páginas da Vida

Outra forte candidata é Páginas da Vida, um sucesso de Maneco original de 2006 e que recentemente foi reexibido no canal Viva. Da mesma forma que Porto dos Milagres, essa novela foi vetada pela Justiça em duas ocasiões. Entretanto, há uma grande torcida para que a história protagonizada por Regina Duarte e antagonizada por Lília Cabral ganhe esse espaço.

Joana Mocarzel e Regina Duarte em Páginas da Vida (Divulgação)
Joana Mocarzel e Regina Duarte em Páginas da Vida (Divulgação)

Paraíso Tropical

Outra oportunidade de homenagear Gilberto Braga na TV aberta, Paraíso Tropical foi exibida entre 2021 e 2022 no canal Viva e é muito cogitada para substituir O Rei do Gado – ou então entrar mais para a frente nas tardes da Globo. Para isso, talvez, tenha que ser um pouco recortada para compor o horário, mas mesmo assim seria uma chance de sucesso. Protagonizada por Fábio Assunção e Alessandra Negrini, a trama de 2007 também está disponível no Globoplay.

Alessandra Negrini e Fábio Assunção em Paraíso Tropical (João Miguel Júnior/Globo)
Alessandra Negrini e Fábio Assunção em Paraíso Tropical (João Miguel Júnior/Globo)

Salve Jorge

Mesmo com Gloria Perez bastante criticada pela má condução de Travessia, atual novela das nove, uma de suas produções pode compor o Vale a Pena Ver de Novo após O Rei do Gado. Dentre as histórias da autora, Salve Jorge, de 2012, surge como uma opção viável para a faixa da Globo, mesmo que não tenha sido um sucesso de audiência quando passou pela primeira vez. Lembrando que o público pede muito por América (2005), outra novela de Gloria, mas como seu enredo aborda temas centrais problemáticos, como ‘rodeio’ e ‘imigração ilegal nos Estados Unidos’, seria praticamente impossível fazer cortes específicos para se adequar.

Morena (Nanda Costa) em Salve Jorge (Divulgação/ TV Globo)
Morena (Nanda Costa) em Salve Jorge (Divulgação/ TV Globo)

Amor à Vida

Por fim, uma novela de Walcyr Carrasco, autor requisitado para a faixa especial de novelas exibida logo após o Jornal Hoje (estreou com O Cravo e a Rosa, seguida por Chocolate com Pimenta). De 2013, Amor à Vida tem uma dinâmica que foge à regra das tramas de época descontraídas e em clima de ‘pastelão’ de Carrasco. Além disso, nunca foi reprisada, portanto, seria uma boa pedida para substituir O Rei do Gado, tendo claro aquela revisão em temas problemáticos.

Félix ( Mateus Solano ) e  Niko ( Thiago Fragoso )  *** Local Caption *** Cap 187 –
Félix (Mateus Solano) e Niko (Thiago Fragoso) em Amor à Vida

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade