Descanse em paz

Rei nos gramados, rejeição à filha e ditadura; Relembre a história de Pelé

Edson Arantes do Nascimento morre aos 82 anos e deixa um legado inigualável

Publicado em 29/12/2022

O título de Rei não veio à toa. Edson Arantes do Nascimento, morre aos 82 anos após perder a luta para um câncer no cólon. A notícia confirmada na tarde desta quinta-feira (28) marca o fim de uma história de vida repleta de glórias e também polêmicas fora dos gramados. De garoto prodígio a Rei do Futebol, Pelé viveu momentos icônicos com a bola nos pés e sua história de vida também foi marcada por rejeitar uma de suas filhas, Sandra Nascimento, que morreu de câncer de mama em 2006. 

O mundo se despede de Pelé. Jogadores, personalidades, autoridades e fãs reverenciam e homenagem um verdadeiro craque de futebol. Inspiração para centenas, Pelé deixa um legado impossível de ser comparado ou superado. Eternizado por suas jogadas, nunca se viu e nem verá algo parecido do que Pelé fez pelo futebol. O eterno camisa 10 e atleta do século passou seus últimos dias na companhia de filhos, netos, esposa e sua partida rasga o coração de sua mãe, Dona Celeste, de 100 anos. 

Internado desde 29 de novembro no Hospital Albert Einstein em São Paulo, Pelé já não respondia mais ao tratamento. A morte anunciada pela filha Kelly Nascimento nas redes sociais, desencadeou uma  infinidade de homenagens pelo mundo. Legado consolidado, inspiração eterna como jogador, o Rei Pelé também viveu situações polêmicas fora dos granados. 

Em meio a muitos elogios e lembranças memoráveis, o tricampeão mundial pela Seleção Brasileira, já chegou a afirmar que o brasileiro não sabe votar e que não jogou em 1974 por desgosto ao regime político no país. Na época, a Ditadura. Pelé também nunca escondeu sua rivalidade com Maradona. Mesmo sendo de outra época, o Rei já alfinetou o craque argentino. . “Antes de falar do Pelé, Maradona precisa pedir autorização para o Zico, o Sócrates, o Romário, o Tostão, o Rivelino.”

Em 2005 uma declaração em relação ao Romário também gerou polêmica. “Igual a Pelé não tem nem vai ter. Minha mãe me fez e fechou a fábrica.” Em 2002, Pelé já havia se envolvido em outra polêmica ao elogiar o goleiro Marcos e declarar que era incrível poder elogiar um goleiro pela primeira vez. Anos depois ele criticou o próprio filho, Edinho. “Cá entre nós: essa ideia de o Edinho jogar no gol só pode ser praga dos goleiros que sofreram com os meus gols.”

Para encerrar o capítulo mais delicado de sua vida, e para muitos, incompreensível. A rejeição à sua filha Sandra. Uma polêmica marcou a vida de Pelé durante a década de 1990. Sandra Nascimento, ex-vereadora de Santos, entrou na Justiça para ser reconhecida como filha do ex-jogador (algo que aconteceu em 1996). A filha acabou falecendo em 2006, com câncer de mama. O que chamou a atenção foi que o ex-jogador não visitou a filha mesmo após pedidos durante o leito de morte. Essa história em particular, marcou negativamente o homem por trás do ídolo.

A despedida oficial de Pelé, acontece na casa do Santos, Vila Belmiro, no litoral Paulista e espera-se uma multidão de fãs e amigos. Fique por dentro de tudo que está acontecendo no mundo dos famosos e dos realities, acessando meu canal no YouTube:   https://www.youtube.com/channel/UCjZmgeVcJ7O0ZUgCixqgGQA

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade