Deu ruim!

Gafe no jornalismo da Record TV gera insatisfação em equipe

Ferramenta contra fake news foi lançada de maneira equivocada

Publicado em 11/08/2021

Nessa semana a Record TV lançou o Monitor7, um serviço de checagem de fatos, que identifica as fake news com publicações diárias, aponta a origem da circulação das notícias falsas, além de checar dados e mostrar como é o processo de verificação de informações. O “problema”, no entanto, ocorreu quando alguém, muito inteligente, quis aproveitar o ‘R’ no título.

O negócio que era pra se chamar MONITOR R7, virou MONITOR7. Só que, com uma simples busca no Twitter com o uso da hashtag #Monitor7, descobriu-se que ela já é uma ferramenta usada na Europa pra denunciar casos de racismo. A coluna apurou que a gafe, não somente tem ocasionado conflito no uso da hashtag na rede social como também a insatisfação da equipe envolvida.

O MonitoR7 tem uma equipe exclusiva de jornalistas, que conta com a colaboração das redações da Record TV e do R7.com. As informações checadas serão publicadas no próprio R7, além dos telejornais da Record TV e nas redes sociais da emissora.

O serviço checará notícias em redes sociais e aplicativos, além de declarações de autoridades e personalidades. A plataforma também promete trazer em tempo real a checagem de informações em lives e entrevistas coletivas que abordam temas relevantes, polêmicos e de grande repercussão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade