Cartaz português

Da mesma autora de Ouro Verde, Amar Demais é o próximo lançamento do Globoplay

Trama de vingança se converteu em um grande sucesso de audiência na TVI

Publicado em 22/02/2022

A novela portuguesa Amar Demais, de Maria João Costa, que assinou os argumentos de Ouro Verde e Valor da Vida, será um dos cartazes do Globoplay no mês de março – informação obtida em primeira mão pela coluna. Protagonizada por Ana Varela e Graciano Dias, a trama foi exibida em 2020/21 na faixa nobre da TVI e entrou para a história como a primeira obra o gênero a retomar gravações após total paralisação dos trabalhos em decorrência da pandemia da Covid-19.

Com locações em Lisboa e Faial (Açores), Amar Demais se converteu em um dos maiores êxitos do canal desde 2018, alcançando a liderança absoluta diversas vezes ao longo de sua transmissão. A história da novela cativou o público local por temáticas cercada de polêmicas e muitas reviravoltas (marca da autora).

A sinopse de Amar Demais

Ana Varela (Ema) e Graciano Dias (Zeca) em Amar Demais (Reprodução: TVI)

Há quem esteja disposto a dar a vida, ou o seu tempo de vida, para salvar alguém, por amar demais… É assim Zeca (Graciano Dias), o protagonista. Uma pessoa dotada de valores, com um enorme sentido de justiça, que nem sempre escolhe o caminho provável para ajudar quem ama, mas que nunca tem dúvidas sobre o que é prioritário: proteger os seus.

É isso que o leva à prisão, quando aceita dar-se como culpado, em nome de outrem, por um crime que não cometeu, para salvar a vida da sua mãe. Por a amar demais, Zeca abdica da sua própria liberdade e do amor que Ema (Ana Varela) sente por ele.

E, quando percebe que foi enganado e que o seu sacrifício foi em vão, em vez de se revoltar, é resiliente. Prepara-se para o que será́ o dia do grande embate: o momento em que vai poder fazer justiça por tudo o que passou. Zeca fica preso durante 16 anos, mas quando sai está determinado a descobrir quem foram as pessoas que o traíram.

Como será recomeço para Zeca?

Zeca quer fazer justiça pelos anos perdidos, mas quer também provar a sua inocência. Quer ter o direito de recomeçar de novo, com a ficha limpa. E, se para isso tiver de fazer algo que não deve no caminho, tudo bem: a pena já a cumpriu por antecipação.

Um homem que sabe bem o que quer, sem que isso o torne calculista, frio ou incapaz de sentir ou amar… Talvez isso seja o seu lado feminino a manifestar-se, fruto de ter crescido com uma mãe e quatro irmãs. Afinal, não dizem que as mulheres são feitas para aguentar todo o tipo de provações?

Zeca é uma versão de calças destas mulheres lutadoras. O filho que se sacrifica pela mãe. O irmão protector. O homem que, pela mulher que ama, roda o mundo. O pai que, pela filha, se descobre um novo homem, capaz da força de um leão.

A figura da mulher como influência

Zeca é um hino às mulheres que o educaram, porque o mundo em que vivemos pode ser considerado ainda dos homens, mas é do ventre das mulheres que eles nascem, são elas quem os educam, são a sua maior influência.

O que mostra que, na realidade, o mundo está nas mãos das mulheres, a quem compete fazer dos seus filhos homens tolerantes, homens amorosos que as amem e respeitem acima de tudo, que as tratem como iguais.

Elenco de Amar Demais

O elenco numeroso é formado por grandes nomes locais como Vítor Norte, Mafalda Rodiles, Rodrigo Tomás, Rute Miranda, António Aldeia, Hugo Mestre Amaro, Amílcar Azenha, João Cabral, Nelson Cabral, Teresa Faria, Mauro Hermínio, Vítor Hugo (Brasil), Afonso Lagarto, Márcia Leal, José Mora Ramos, Paulo Nery, Diva O’Branco e vários outros.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade