Escritora aclamada

Conheça a vida e carreira de Eleanor H. Porter, criadora de Poliana Moça

Versão brasileira de Poliana Moça estreia no SBT em 21 de março

Publicado em 10/03/2022

Com obras literárias espalhadas pelos quatro cantos do mundo, seja na TV, cinema ou no teatro, Eleanor H. Porter tornou-se uma das maiores escritoras da história literária. E a partir do dia 21 de março, uma nova versão do seu livro de maior sucesso, “Pollyanna”, volta a ganhar vez no SBT com Poliana Moça, que apresentará ao público contornos mais adultos sobre a história da personagem.

Senhora H. Porter nasceu em uma tradicional família da Nova Inglaterra (Estados Unidos), em 1868, na cidade de Littleton. Ela também foi cantora e estudou durante vários anos no New England Conservatory of Music.

No início dos anos 1900, H. Porter se aventurou como escritora profissional após uma fase de sucesso escrevendo pequenas histórias publicadas em revistas e jornais da época. Foi então que ela optou por investir neste seguimento e deixar o canto de lado.

Outros livros de Eleanor H. Porter

Eleanor H. Porter (Reprodução)
Eleanor H. Porter (Reprodução: Almanaque da Literatura)

Correntes cruzadas, em 1907, foi o seu primeiro livro. Já Miss Billy, de 1911, foi seu primeiro livro realmente bem-sucedido. Foi também o trabalho que a transformou em uma autora clássica.

Entretanto, foi Pollyanna que veio a ser um fenômeno imediato de vendas após sua publicação em 1913. Foram cerca de 1 milhão de cópias vendidas naquele mesmo ano. A partir disso, a obra nunca mais deixou de ser lida.

Dois anos mais tarde, E. H. Porter escreveu uma continuação, Pollyanna Moça, outro sucesso instantâneo e atemporal. A obra foi adaptada para a Broadway em 1916 e para o cinema em 1920.

A versão dos Estúdios Disney, lançada em 1960, continua popular até hoje. E. H. Porter morreu em 21 de maio de 1920, em Cambridge, Massachusetts. Várias continuações de Pollyanna foram escritas por outros autores após sua morte.

SIGA ESTE COLUNISTA NAS REDES SOCIAIS: INSTAGRAM E TWITTER

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade