Comentário

Sem Fátima Bernardes, Globo podia apostar em revista eletrônica

A emissora devia implantar um novo formato em seu programa matinal

Publicado em 15/02/2022

Embora não haja confirmação oficial até aqui, a imprensa especializada dá como certa a despedida de Fátima Bernardes das manhãs da Globo a partir do segundo semestre deste ano. Assim, o Encontro com Fátima Bernardes não deve escapar de uma reformulação e ganhar uma nova comandante. Há quem diga que uma dupla pode ser escalada para a função.

No entanto, mais do que apenas definir novos apresentadores para o Encontro, a direção da Globo devia avaliar o formato da atração. Afinal, o talk show se tornou “a cara” de Fátima Bernardes. Simplesmente trocar de apresentador fará com que o novo titular (ou os novos titulares) não escape da comparação. Provavelmente, o substituto será visto assim, como substituto.

Além disso, o formato do Encontro já dá sinais de desgaste. Com a proposta de se discutir diferentes temas com seus convidados, o programa já explorou toda a gama de assuntos possíveis, sob as mais variadas perspectivas. Seria, então, o momento de repensar a estrutura do matinal.

Já pensou que interessante se o Encontro virasse uma revista eletrônica? Mas não no estilo Hoje Em Dia e similares. A “inspiração” poderia vir dos programas matinais tradicionais estadunidenses, tipo Good Morning America, que mesclam jornalismo, entrevistas e entretenimento. Ou seja, algo que explorasse mais o jornalismo da Globo, mas sem perder de vista a diversão, contando com a participação de colunistas e comentaristas.

Em 2004, a Record TV “clonou” o Good Morning America e criou a primeira versão do Tudo a Ver, que fez história nos fins de tarde da emissora. Comandado por Paulo Henrique Amorim e Patrícia Maldonado, o programa informava e divertia o público. Até hoje, tem quem torça para que a emissora retome o formato.

Na Globo, um formato como este poderia absorver o noticiário, explorar colunas temáticas e até abrir um espaço fixo para a cobertura de bastidores, assumindo um papel que foi do Vídeo Show e que faz falta no canal. Seria uma reformulação interessante.

Leia outros textos do colunista AQUI

Entre em contato com André Santana AQUI ou AQUI

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade