Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Crítica de TV

Resgate de Paraíso Tropical faz justiça à obra de Gilberto Braga

Novela não foi fracasso, mas acabou esquecida pelo grande público nesses 15 anos

Publicado em 28/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Alvo de merecidas homenagens desde seu falecimento, no final do ano passado, Gilberto Braga é um dos nomes mais lembrados do canal Viva, que já reexibiu várias de suas novelas. E a reprise de Paraíso Tropical, promovida pelo canal entre julho de 2021 e janeiro de 2022, também serviu como uma justa homenagem ao autor.

A trama, que chega ao Globoplay nesta segunda-feira (28), não figura entre os mais lembrados trabalhos do novelista, mas sua reprise reafirmou as qualidades da obra.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Em 2007, quando foi ao ar na Globo, Paraíso Tropical demorou a engrenar. A saga das gêmeas Paula (Alessandra Negrini) e Taís (Alessandra Negrini) sucedeu Páginas da Vida e causou alguma estranheza no público ao tocar em temas espinhosos, como o turismo sexual e a prostituição. O casal principal, formado por Paula e Daniel (Fábio Assunção) também não caiu nas graças do público.

Mas, no decorrer da obra, a novela engrenou, e tipos populares como Bebel (Camila Pitanga) e Olavo (Wagner Moura) caíram no imaginário popular. Com isso, Paraíso Tropical não saiu de cena com o rótulo de fiasco, mas acabou perdendo força na memória do noveleiro. Porém, exaltada por fãs ardorosos, a trama ganhou ares de cult.

Paraíso Tropical inaugurou a parceria oficial de Gilberto Braga com Ricardo Linhares, que se seguiu em Insensato Coração (2011) e Babilônia (2015, esta também com João Ximenes Braga). Ao tradicional estilo de Braga, à vontade para falar da elite carioca e seus “podres”, Linhares acrescentou a agilidade da narrativa episódica, fazendo de Paraíso Tropical uma novela movimentada e cheia de ação.

A reprise no Viva mostrou como Paraíso Tropical foi uma novela muito bem armada, com personagens cativantes e bem amarrados, e uma trama ágil e envolvente. Comparada a boa parte das novelas produzidas atualmente, é uma trama acima da média. O Viva, então, acertou em cheio com o resgate, que agora os assinantes do Globoplay também podem aproveitar.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....