Possível fim do Encontro com Fátima Bernardes mostra que fórmula está esgotada

O matinal da jornalista está repetitivo

Publicado em 13/01/2022 21:00
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Nas últimas semanas, circula pela imprensa especializada a informação de que Fátima Bernardes pode deixar a grade diária da Globo em breve. A apresentadora teria avisado a direção da emissora que deseja deixar de fazer programa diário e, com isso, o futuro do Encontro com Fátima Bernardes foi colocado em xeque. A atração pode ganhar uma nova apresentadora ou sair do ar de vez.

Segundo o site Notícias da TV, a Globo ainda vai definir se o Encontro segue mesmo sem Fátima Bernardes ou não. No entanto, a melhor opção nesta situação seria realmente que o matinal chegasse ao fim. Com a titular ou com uma nova comandante, fato é que o Encontro com Fátima Bernardes está esgotado. Seu formato não tem muito mais para onde ir.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em junho deste ano, o Encontro completa 10 anos no ar. Foram 10 anos de muitas emoções, pois começou diante da expectativa de ver Fátima Bernardes, nome forte do Jornal Nacional, à frente de um programa completamente diferente do que estávamos acostumados a vê-la.

Depois, a expectativa se deu diante de como seria este novo programa matinal que Fátima anunciou que faria. E, quando finalmente o Encontro tomou forma e entrou no ar, vieram as cobranças e pedidos de ajustes, já que a implantação do talk show foi um processo complicado.

Inicialmente, Encontro com Fátima Bernardes tinha a proposta de trazer anônimos para contar suas histórias de vida e ilustrar os temas propostos pela produção. Na época de sua estreia, o programa foi comparado com o histórico Programa Silvia Poppovic, da Band, ou até o Casos de Família, do SBT. Mas, diante da baixa audiência e da repercussão negativa, a atração foi passando por ajustes.

O cenário, inicialmente escuro e poluído, pois toda a plateia ficava no palco, foi complemente modificado. Ficou mais claro, com a plateia separada, e um sofá ganhou o centro do espaço. Os artistas, que inicialmente eram coadjuvantes nas entrevistas, tornaram-se protagonistas, e as histórias da plateia tornaram-se coadjuvantes. O programa ganhou mais música, mais dinamismo e deixou Fátima Bernardes mais solta.

Foi aí que o Encontro passou a ser mais bem-aceito pelo público. Nos 10 anos que se passaram, não foram poucas as vezes que a apresentadora se tornou assunto, seja pelas suas indefectíveis demonstrações de dança no palco, ou seus posicionamentos por vezes polêmicos. Fátima, então, se tornou um nome forte da comunicação, transformando-se numa das principais apresentadoras da TV brasileira e um sucesso comercial incontestável.

Entretanto, passado tanto tempo, é fato que o Encontro não tem mais para onde ir. Manter no ar um programa diário, que é pautado nos assuntos do momento, e sempre buscando promover debates, é muito difícil. Chega um momento em que todos os assuntos já foram discutidos, todos os personagens já foram entrevistados e todas as atrações já passaram pelo palco.

Ao contrário do Mais Você, que é um programa de variedades formado por quadros que são renovados de tempos em tempos, o Encontro tem um formato muito mais fechado. E, por isso mesmo, sua renovação é mais complexa. Como todos os assuntos já foram tratados, a tendência é que ele se torne cada vez mais repetitivo. Por isso, o melhor que a Globo poderia fazer neste momento é optar pela sua extinção e lançar uma atração nova no horário.

Quanto à Fátima Bernardes, ela merece (se quiser) continuar no ar num programa semanal. Ao se mostrar à vontade recebendo convidados em seu sofá, a apresentadora poderia seguir em algo semelhante, como num Encontro semanal, mas sem a obrigação de debater temas e informar. Apenas divertir. Pode ser uma boa solução.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Leia outros textos do colunista AQUI

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio