Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
História da TV

Há 25 anos, trupe do Casseta & Planeta tentava emplacar talk show na Globo

Papo Casseta seria exibido nas noites de sábado ou domingo

Publicado em 27/02/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Na década de 1990, a trupe do humorístico Casseta & Planeta, Urgente! despontou na televisão, ganhando fãs fervorosos e apontando o futuro do humor na televisão, seguindo o estilo aprovado em TV Pirata e Dóris Para Maiores (programas, aliás, que a turma do Casseta roteirizava). Casseta & Planeta estreou em 1992, como um programa mensal, e foi um sucesso.

A turma composta por Bussunda, Beto Silva, Cláudio Manoel, Helio de la Peña, Hubert Aranha, Marcelo Madureira e Reinaldo logo se tornou uma grife do humor, emplacando produtos licenciados e um quadro no Fantástico. Com isso, veio a ideia de um programa diário.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Mas o Casseta & Planeta como o conhecemos só se tornou diário em 1998. Antes disso, os humoristas tentaram emplacar um talk show na Globo. Chamada de Papo Casseta, a atração tinha um formato simples: os sete “cassetas” receberiam um convidado para uma bem-humorada conversa.

“A ideia é levar um convidado por semana para uma conversa e depois editar os melhores momentos”, explicou Cláudio Manoel em entrevista à Folha de S. Paulo em 2 de março de 1997. O “casseta” estava bastante animado com a ideia e fez várias revelações ao jornal.

Papo Casseta estava sendo concebido para ocupar as noites de sábado ou domingo. “Nossos projetos sempre tiveram um clima legal. O bom é que nossa credibilidade passa pela galhofa, então dá para perguntar mais coisas. O horário também ajuda. Dá para falar com a Xuxa ou com o João Ubaldo Ribeiro sem problemas. O que interessa é que o entrevistado seja um bom contador de casos”, revelou Manoel.

No entanto, a ideia acabou não indo adiante e Papo Casseta não saiu do papel. Assim, os comediantes do Casseta & Planeta se dedicaram a novas edições mensais do clássico humorístico e aos quadros do Fantástico, nos quais satirizavam o noticiário da semana (foi aqui que surgiram as paródias dos jornalistas da emissora, como “Jeca Camargo”, “Pedro Miau” e “Ótima Bernardes”).

Em 1998, o Casseta & Planeta se tornou semanal, exibido às terças-feiras, onde ficou até o seu fim, em 2010. Atualmente, Beto Silva, Cláudio Manoel, Helio de la Peña e Hubert Aranha comandam o Conversa Piada, nas noites de sábado da TV Cultura.

Leia outros textos do colunista AQUI

Entre em contato com André Santana AQUI ou AQUI

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....